quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Um Sherlock Holmes repaginado chega às telas curitibanas


Aproveitando o lado marginal da personalidade do próprio ator que o interpreta, Robert Downey Jr., bem como o sucesso de sua recente participação em aventuras como "Homem de Ferro", o diretor inglês Guy Ritchie ("Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes") injeta sangue novo em "Sherlock Holmes" - baseado no personagem do detetive criado em 1887 por sir Arthur Conan Doyle.
O filme entra em circuito nacional com 304 cópias, sendo 182 legendadas e 122 dubladas.
Tratando com bastante liberdade o personagem, conhecido por sua esperteza e poder de dedução, Ritchie abre mão da maior parte de sua tradição, como os até agora inseparáveis cachimbo, chapéu de caçador e a frase "elementar, meu caro Watson" - que era sempre usada para seu habitual parceiro, o médico John Watson (Jude Law, de "Um Beijo Roubado"). Assim, dá força total a uma atualização da imagem de Holmes, tornando-o um personagem atlético, quase um herói de ação sem superpoderes.
Nesta nova encarnação, Sherlock gosta de luta livre por esporte. Mesmo sendo bem-humorado, ele tem um lado sombrio. Seu quarto parece o de um feiticeiro, numa confusão de poções - que ele testa no cachorro de Watson -, bebidas, papeis e todo tipo de bugigangas, além de armas de fogo.
A fotografia de um antigo amor, Irene Adler (Rachel McAdams de "Te Amarei para Sempre"), está sobre uma mesa para lembrar que dentro desse peito bate um coração. Muito embora a lembrança da moça, uma vigarista que o deixou na mão, não seja das melhores.
Diferentes em quase tudo, o organizado Watson e o desordeiro Holmes unem suas forças para enfrentar magia negra. No caso, uma sociedade do mal orquestrada pelo sinistro lorde Blackwood (Mark Strong, de "Rocknrolla - A Grande Roubada"), responsável por uma série de assassinatos rituais e capaz de fazer quase todos acreditarem que ressuscitou após o próprio enforcamento.
E o final aponta para o início de mais uma franquia, para a qual Brad Pitt já teria sido sondado para interpretar Moriarty, o eterno inimigo de Holmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário