quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Inspirado em Hermeto Pascoal, Cumieira apresenta-se na Oficina de Música de Curitiba


Nesta quinta (28), às 19h, no Sesc da Esquina, o grupo Cumieira apresenta um espetáculo que une performance bem-humorada e música de alto nível. Formado por clarinete, voz, saxofone, piano, guitarra, baixo e bateria, Cumieira apresenta composições próprias inspiradas na linguagem criativa de Hermeto Pascoal.

O Cumieira surgiu em 2008, com a reunião de sete estudantes do curso de Música Popular da Unicamp, que tinham como objetivo pesquisar a linguagem de Hermeto Pascoal. Com orientação do professor Mario Campos, o grupo transformou a vivência com a obra de Hermeto e Itiberê Zwarg em releituras e composições próprias.

O grupo destaca-se no meio universitário e já se apresentou em vários eventos da Unicamp, como a Parada Cultural 2008, o Unicamp de Portas Abertas (onde compareceram mais de 3 mil jovens), a recepção ao antropólogo americano Anthony Seeger, o Encontro Brasil-Japão, entre outros. Também participou do Feia (Festival do Instituto de Artes - edições de 2008 e 2009).

Este ano, o grupo foi contemplado pelo edital FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - SP), e está em fase final de gravação de seu primeiro disco, intitulado "Festa da Cumieira". O disco, que tem previsão de lançamento para janeiro de 2010, conta com direção artística de Mário Campos e participação especial de Tom Zé.

Na 28ª Oficina de Música, o Cumieira apresenta um show de música instrumental peculiar. Brincando com a mistura de erudição musical e performance carismática, os músicos envolvem o público e torna-o parte integrante do show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário