quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Deus não criou o universo", diz Hawking em novo livro

(Reuters Life!) - Deus não criou o universo e o "Big Bang" foi uma consequência inevitável das leis da física, argumenta o eminente físico teórico britânico Stephen Hawking em um novo livro.
Em "The Grand Design" (O Grande Projeto, tradução livre), escrito conjuntamente com o físico norte-americano Leonard Mlodinow, Hawking diz que uma nova série de teorias tornava a ideia de um criador do universo um conceito redundante, segundo o diário britânico The Times, que publicou trechos do livro nesta quinta-feira.
"Por existir uma lei como a da gravidade, o universo pode e irá se criar a partir do nada. A criação espontânea é o motivo pelo qual existe algo além do nada, por que o universo existe, e por que nós existimos", escreve Hawking.
"Não é necessário invocar Deus para iniciar uma reação e impulsionar o andamento do universo".
Hawking, de 68 anos, que conquistou reconhecimento mundial com seu livro "Uma Breve História do Tempo", de 1988, um registro das origens do universo, é renomado por seu trabalho sobre buracos negros, cosmologia e gravidade quântica.
Desde 1974, o cientista está trabalhando para casar dois pilares da física moderna - a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, relacionada à gravidade e fenômenos em grande escala, e a teoria quântica, referente a partículas subatômicas.
Seus mais recentes comentários sugerem que ele rompeu com suas ideias anteriores sobre religião. Anteriormente, ele escreveu que as leis da física significavam que simplesmente não era necessário acreditar que Deus teria participado do Big Bang.
Ele disse em "Uma Breve História do Tempo": "Se descobrirmos uma teoria completa, seria o triunfo definitivo da razão humana - pois então compreenderemos a mente de Deus".
Em seu último livro, ele disse em 1992 que a descoberta da órbita de outra estrela além do Sol ajudava a desconstruir a visão do pai da física, Isaac Newton, de que o universo não poderia ter surgido do caos, mas foi criado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário