sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Filme sobre a vida de Lula é indicado para representar o Brasil no Oscar

O filme Lula, o Filho do Brasil, do diretor Fábio Barreto, foi escolhido, por unanimidade, para representar o Brasil na disputa por uma das vagas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2011, o prêmio mais conhecido do cinema mundial. A decisão foi anunciada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O filme foi escolhido por uma comissão de nove pessoas: quatro membros da Academia Brasileira de Cinema, uma instituição da sociedade civil, dois membros da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dois indicados pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e um indicado pelo gabinete do ministro da Cultura.

Para a categoria de melhor filme em língua estrangeira, o Brasil disputará uma vaga com produções de 95 países. A festa de entrega do Oscar está marcada para o dia 27 de fevereiro de 2011. Os filmes que vão concorrer à premiação serão anunciados no dia 25 de janeiro.

Para o presidente da Academia Brasileira de Cinema, o cineasta Roberto Farias, a atriz Glória Pires, que interpreta no filme a mãe do presidente Lula, dona Lindu, pode até ter chances de concorrer ao prêmio de melhor atriz. Para ele, a escolha feita pela comissão não foi motivada pela situação política. “Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida”, disse Farias, por meio de nota distribuída pelo Ministério da Cultura.

Segundo Newton Cannito, secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, por se tratar de um filme de apelo emocional, o Brasil pode ter chances de concorrer ao prêmio e até de ganhar a disputa. “Temos um filme emotivo, bem construído dramaticamente, no estilo em que os americanos compreendem. Acho que eles podem se interessar. Temos grandes esperanças de concorrer e ganhar”, afirmou.

Lula, o Filho do Brasil conta a história pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - interpretado por Rui Ricardo Diaz - desde o nascimento em 1945 até a chegada à presidência da República em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário