quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sai a lista dos 23 filmes brasileiros que disputam vaga no Oscar

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura divulgou os 23 filmes que se inscreveram para participar da seleção para a indicação do filme brasileiro vai disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2011.
Entre os filmes, estão Quincas Berro D’água, É Proibido Fumar (foto), vencedor do Festival de Cinema de Brasília e do Oscar do cinema nacional, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2010, e Bróder, que venceu recentemente o Festival de Gramado.
Uma comissão composta de quatro membros indicados pela Academia Brasileira de Cinema e cinco membros apontados pelo MinC e pela Ancine vai escolher o representante brasileiro no prêmio máximo do cinema mundial.
A banca é formada por Roberto Farias, Mariza Leão, Clélia Bessa e Elisa Tolomelli (indicados pela Academia Brasileira de Cinema), pelos críticos Cássio Starling Carlos e Jean-Claude Bernardet, pelo diretor da Mostra de São Paulo, Leon Cakoff, pela cineasta Tata Amaral e pelo representante do MinC, Frederico Hermann Maia.
O anúncio do filme nacional escolhido será feito no dia 23. Os cinco indicados pela Academia de Hollywood para disputar o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira serão anunciados em 25 de janeiro. A cerimônia do Oscar será em 27 de fevereiro de 2011.
Confira a lista dos indicados: As Melhores Coisas do Mundo; A Suprema Felicidade; Antes que o Mundo Acabe; Bróder; Carregadoras de Sonhos; Cabeça a Prêmio; Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos; Chico Xavier; É Proibido Fumar; Em Teu Nome; Hotel Atlântico; Lula, o Filho do Brasil; Nosso Lar; Olhos Azuis; Ouro Negro; O Bem Amado; O Grão; Os Inquilinos; Os Famosos e os Duendes da Morte; Quincas Berro D’água; Reflexões de um Liquidificador; Sonhos Roubados e Utopia e Barbárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário