terça-feira, 21 de setembro de 2010

Serenatas de Mozart em concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba recebe nesta semana o maestro Marcos Arakaki, titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro. Marcos Arakaki fará a regência dos dois concertos deste fim de semana, na Paróquia Bom Pastor (sexta-feira, 24, às 20h) e na Capela Santa Maria (sábado, 25, às 18h30), tendo como músicos convidados o trompetista Flávio Gabriel e o trombonista Dárcio Gianelli.

Duas serenatas compõem o programa escolhido pelo maestro Arakaki, uma do famoso Wolfgang Amadeus Mozart e outra de seu pai e mestre, Leopold Mozart. “É uma oportunidade rara para o público estabelecer um comparativo entre a genialidade desses dois compositores. Não é à toa que Wolfgang Amadeus tornou-se tão célebre. Certamente o pai teve uma participação vital na formação musical do filho”, diz o maestro.

Na opinião de Arakaki, colocar a obra de pai e filho, lado a lado, torna o concerto sui generis. O curioso na obra de Leopold são os solos de trompete e trombone, em quatro dos nove movimentos da peça. Na serenata de Wolfgang Amadeus, o que chama atenção é a participação de um tímpano e de um quinteto de solistas.

O concerto tem como convidados os músicos Flávio Gabriel e Dárcio Gianelli, integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário