quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pato Fu recria clássicos em novo álbum todo gravado com instrumentos infantis

Mesmo após 18 anos de carreira, o Pato Fu não quis saber de parar no tempo. A prova mais evidente é o recém-lançado “Música de Brinquedo”. Nele, a banda mineira registrou 12 clássicos da música mundial utilizando uma variedade enorme de instrumentos infantis, como guitarrinhas de plástico, xilofones de latão, piano de brinquedo e outras traquitanas.

Ouvi-lo é uma diversão só, assim com foi para a banda mineira durante todo processo de gravação. Dizer “cover” é até reduzir um árduo e bem executado trabalho de recriação. Amplamente conhecidas, as músicas ganharam naturalmente uma cara nova, transformadas em sua genética (sonoridade), mas preservadas em sua arquitetura (arranjos). A limitação imposta pelos próprios instrumentos levou a uma experiência fascinante, em que canções pop tiveram a oportunidade de mostrar porque ainda são tão fortes. E nesse quesito, o Pato Fu desfila um repertório exemplar, de clássicos como "Rock and Roll Lullaby" (Barry Mann e Cynthia Weil), "Ska" (Herbert Vianna), "Todos Estão Surdos" (Roberto e Erasmo Carlos), “My Girl” (Smokey Robinson) e “Ovelha Negra” (Rita Lee).

Sem se enquadrar num gênero musical específico, “Música de Brinquedo” é um disco que também pode interessar às crianças e não só pelo fato de trazer uma esta “sonoridade lúdica”. Durante todo álbum temos vozes infantis fazendo coros e reforçando os refrões, como na ótima leitura de “Live and Let Die” (tema de James Bond gravado originalmente por Paul McCartney & Wings). As gravações foram feitas por Nina, filha de John e Fernanda, e seu amiguinho Matheus d’Alessandro, ambos com 6 anos.

Num marasmo de novidades do pop rock atual, o Pato Fu aproveita da própria fase quarentona da banda para renovar e subverter pérolas das décadas de 60, 70, 80 e 90. E faz de uma maneira inusitada e original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário