quarta-feira, 27 de junho de 2018

Barão do Serro Azul e a Revolução Federalista é tema de palestra


O Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, promove nesta quinta-feira (28), uma nova edição da palestra “O Barão do Serro Azul e a Revolução Federalista – de Traidor a Herói”. O evento acontece no Solar do Barão das 14h30 às 16h30 e inclui visita de observação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br. As vagas são limitadas.
Ministrada por Joseane Baratto, gestora do Centro de Documentação e pesquisadora da história de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, há mais de 10 anos, a palestra tem como objetivo apresentar o envolvimento do Barão com a tomada de Curitiba pelos maragatos e a retomada da cidade pelos governistas, durante a Revolução Federalista, em 1894.
Dentre os tópicos apresentados pela palestrante estão a postura do Barão frente à tomada da cidade, as autoridades envolvidas nos fatos que o consideraram traidor e culminaram com seu fuzilamento e, posteriormente, a mudança na forma de compreensão dos fatos, social e politicamente, que o tornaram herói.
Também haverá visita monitorada ao Museu da Gravura Cidade de Curitiba, para observar os indícios dos ambientes originais da “Casa do Barão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário