quinta-feira, 7 de junho de 2018

Coro da Camerata Antiqua celebra o padre José Penalva na Capela Santa Maria


“Perseverança” é o nome do concerto que o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba faz nesta sexta-feira (8) e sábado (9), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, sob a regência de Mara Campos.
A apresentação encerra a programação do VII Festival Penalva e da VI Mostra de Música Paranaense. O evento ocorreu em vários espaços da cidade e celebrou o padre Penalva, mostrando ao público obras de compositores paranaenses, através de um século e meio de música.
A frase de Paulo Freire é a linha condutora nas obras selecionadas para o concerto do Coro: “O mundo não é, o mundo está sendo… amar é um ato de coragem”. Ganha destaque a composição de Antônio Ribeiro (1971) dedicada ao grupo, que será executada em primeira audição, “Oração de São Francisco”.
Obras do compositor homenageado também estarão no programa: “Duas Despedidas” e “Missa nº 3”, com solos de flauta doce com Ângela Sasse. Completam o concerto obras de Osvaldo Lacerda (1927-2011) com textos de Carlos Drummond “Romaria”’ e “Missa Ferial” e de Lindembergue Cardoso (1939-1989), “Missa Nordestina”.

Festival - Essa sétima edição do evento lembrou o compositor e regente José Penalva com programação musical em vários estilos.
Neste ano, o padre José Penalva (1924-2002), um dos mais importantes compositores brasileiros da segunda metade do século XX, completaria 93 anos. Além de compositor, foi regente, sacerdote, professor, teólogo, musicólogo e escritor. Como forma de homenagear sua obra e sua memória, foi criado o festival que leva seu nome.
A programação teve shows, concertos, mesas-redondas, missa cantada e uma exposição do acervo do artista, que nos deixou expressivo legado de composições que vão da música de câmara e peças solísticas até obras orquestrais e corais.

As apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba acontecem às 20h de sexta-feira e às 18h30 de sábado. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário