sexta-feira, 29 de junho de 2018

Festival Sabores do Pinhão leva gastronomia e cultura para rua a partir deste sábado


Entre os dias 30 de junho e 8 de julho, moradores e turistas da capital vão ter mais uma boa razão para visitar o Mercado Municipal de Curitiba. Durante uma semana, quatro imensas tendas vão, literalmente, tomar conta da Rua General Carneiro, ao lado do tradicional espaço da Prefeitura, para sediar o festival Sabores do Pinhão, que irá celebrar o fruto típico do Paraná.
O evento faz parte do Inverno em Curitiba – Aqueça sua Programação, que ocorre até setembro.
O festival gratuito, que reunirá comerciantes do Mercado Municipal, representantes do turismo rural da Região Metropolitana de Curitiba e entidades que buscam incentivar o consumo consciente da semente da araucária, terá estandes com venda de deliciosos pratos à base de pinhão, aulas shows de receitas que trazem o fruto como ingrediente e oficinas culinárias infantis para mostrar todos os benefícios e a versatilidade do consumo da semente.
Além disso, aos sábados e domingos, um palco sob a imensa tenda irá receber o colorido e a alegria de grupos folclóricos, de tradição e de corais de etnias que formam identidade de Curitiba.
O Sabores do Pinhão é resultado de um esforço de diversas instituições para valorizar a gastronomia e a cultura regional junto ao mercado consumidor curitibano”, destaca Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). Ele ressalta que, além das saborosas receitas feitas à base de pinhão, o festival terá pratos típicos das culinárias alemã e polonesa, doces, produtos derivados de mel e outras opções gastronômicas.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), Fundação Cultural de Curitiba, pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Rotas do Pinhão - Uma das principais atrações do festival será o espaço da Rotas do Pinhão, roteiro gastronômico e de lazer rural na Região Metropolitana de Curitiba. No estande da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur), de Tijucas do Sul, o visitante poderá degustar a dobradinha típica de inverno, quentão (com e sem álcool) e pinhão (cozido ou sapecado), e também saber mais sobre propriedades rurais que integram a Rotas do Pinhão, que oferece uma programação com muita aventura, história, gastronomia e paisagens bucólicas.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que apoia o Sabores do Pinhão, também terá um espaço próprio para orientar o público sobre a importância da preservação da araucária e o consumo consciente da semente da árvore símbolo do estado.
Além disso, técnicos da Embrapa irão realizar, nos fins de semana, aulas show de pratos à base do fruto, como farofa de pinhão (30/6, às 13h30) e sopa creme abóbora com pinhão (1/7, às 11h), na unidade móvel da Smab, junto à tenda do evento; e sopa de inhame com pinhão, no Espaço Arena do Mercado Municipal (7/7, às 12h).
O Sabores do Pinhão terá ainda uma programação especial para a garotada. Nos dois sábados do evento (30/6 e 7/7), entre 11h e 13h, as crianças poderão participar de oficinas infantis culinárias na Praça da Integração do Mercado Municipal (entrada pela Rua da Paz). Promovidas pela professora e nutricionista Maria de Fátima Negre, do Colégio Estadual Júlia Wanderley, em parceria com os chefs André Lenzi, Fernando Matsushita e Vavo Krieck, as aulas irão trabalhar com o lado lúdico da culinária à base de pinhão para propor aos estudantes uma maior conscientização da importância da preservação das araucárias e da alimentação saudável e regional.
Enquanto ensinam a preparar de forma divertida receitas com o fruto, como panquecas (doce e salgada), espetinhos de frutas e mini sanduíches coloridos, a professora e os chefs vão levar os alunos a uma viagem pelas araucárias, sua história e curiosidades. “Vamos falar, por exemplo, sobre a gralha azul e o seu grandioso papel junto ao pinhão, instruindo e estimulando a criatividade das crianças através da elaboração de receitas aferidas por nutricionistas”, antecipa a professora Maria de Fátima.
Durante a semana (de 3 a 6/7), às 9h e às 14h, alunos dos 4º e 5º anos de sete escolas municipais e uma estadual da capital também vão visitar o festival e participar das oficinas culinárias infantis. Em clima de Copa do Mundo, todas as crianças vão poder usar um avental com as cores do uniforme da seleção brasileira.

Inverno em Curitiba - De junho a setembro, não vão faltar atrações para se divertir na cidade. O Inverno em Curitiba – Aqueça sua Programação terá um calendário especial tanto para quem visita a cidade como para quem mora na capital, reunindo opções de passeios e programas culturais e de gastronomia.
O Sabores do Pinhão é um dos eventos que faz parte da programação da capital.
Confira os horários das apresentações dos grupos folclóricos, de tradição e corais de etnias:

Sábado (30/6)

11h40 – Coral Harmonia (alemã)
12h15 -  Árabe
13h20 – Coral Ottava Bassa (africano)
14h – Marcos Ussan (blues)
15h – CTG 20 de Setembro (gaúcha)

Domingo (1/7)

11h – Marcos Ussan (blues)
12h – Árabe
13h – Coral Melodia (música popular e clássica)

Sábado (7/6)

11h – Marcos Ussan (blues)
12h – Árabe
13h – Coral Dante Alighieri (italiano)

Domingo (8/7)

11h – Grupo Wakaba Taiko (japonês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário