segunda-feira, 4 de junho de 2018

Caixa Cultural Curitiba apresenta o grupo Samba do Mercado e Roberta Espinosa


A Caixa Cultural traz a Curitiba, dentro do projeto Samba de Bamba, o grupo carioca Samba do Mercado. A apresentação acontece nesta terça-feira (5), às 20h. Eles são a quarta atração do Projeto Samba de Bamba a ocupar o Teatro da Caixa. O grupo, que é formado pelos músicos Pipa Vieira, Roberto Moreno, Jorge Alexandre, Diogo Barreto e Rafael dos Santos, traz Roberta Espinosa como cantora convidada. Eles vão apresentar sambas do primeiro CD, “Sem Embaraço”, com composições próprias, ao lado de clássicos de Cartola, Monarco, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Mart'nália, Beth Carvalho, Candeia e Luiz Carlos da Vila.
Com apenas dois anos de formação, o Samba do Mercado já vem conquistando seu espaço e a simpatia dos sambistas cariocas nas principais rodas do Rio. O grupo, que nasceu de uma roda de samba informal no Mercado das Pulgas, reúne entre seus integrantes diversas influências do território carioca: do subúrbio a Zona Sul, da Lapa à terra de Araribóia. Batuques, acordes, vozes e composições ecoam na mesma direção. O grupo já se apresentou nas principais casas de samba do Rio, tais como o Clube Renascença, Carioca da Gema, Trapiche Gamboa e Samba Luzia, entre outros.

Roberta Espinosa - Cantora convidada do grupo Samba do Mercado, Roberta Espinosa tem como influências musicais o jazz, a ciranda e o funk. Também busca inspiração em Tim Maia, Paulinho da Viola e Elis Regina. Apontada como um dos talentos da nova geração da MPB, Roberta traz para o palco releituras de sambas consagrados com pitadas de soul. O improviso fica por conta da cadência do partido alto, o repente do sambista. Seu repertório é democrático: vai da bossa nova ao samba-funk, passando por músicas regionais numa fusão de sonoridades múltiplas que se encaixa perfeitamente à proposta musical do Samba do Mercado.

Samba de Bamba - O coordenador e curador do Samba de Bamba, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, conta que apresentar a nova geração de intérpretes, músicos e compositores do nosso gênero musical mais popular tem sido uma tarefa prazerosa e ao mesmo tempo delicada. “A cada ano que passa, vão surgindo novidades em todos os cantos do país. E é sempre bom poder revelar ao público essa constelação de futuras estrelas”, destaca Rodrigo.
O projeto traz, em cada apresentação, um formato semelhante ao que ele realiza, há 22 anos, em seu programa Samba de Bamba na rádio E-Paraná FM, em Curitiba. Durante a transmissão, os sambistas convidados comentam a escolha de suas canções prediletas. “No palco, durante o show, cada artista vai fazer o mesmo, contando o porquê de suas escolhas e quais são suas influências”, conta Browne.

Livre para todas as idades, a apresentação do Samba do Mercado tem ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário