quarta-feira, 20 de junho de 2018

Capela Santa Maria recebe 40 grupos da cidade na 3ª Semana de Canto Coral


Essa semana será dedicada ao Canto Coral na Capela Santa Maria. São palestras, oficinas, lançamento de CD e 40 coros fazendo concertos diários gratuitos até domingo (24). Promovida pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com direção geral de Mara Campos, a 3ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba começou com intensa programação e homenageando o compositor convidado, Edmundo Villani-Côrtes.
Por dia, a Semana conta com cerca de seis coros, unindo a música vocal de diversas vertentes na sede da Camerata Antiqua de Curitiba. “Fico muito feliz que o grupo, um símbolo da cidade de Curitiba, está sendo o anfitrião desses coros. É fantástica uma união com essa abrangência contar com um corpo de profissionais tão representativos”, afirma Janete Andrade, coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba.
Para essa edição foi ampliado o número de grupos corais convidados e professores de oficinas. Mara Campos explica que o que se espera é fortalecer o diálogo com a comunidade. “O encontro dessa envergadura não é só uma vitrine, mas propõe discussão e reflexões sobre o aspecto pedagógico e a formação do coralista através da prática de canto coral”, continua a diretora.
Várias temáticas serão abrangidas. Não só as técnicas de ensaio, vocal e montagem de repertório, mas também será discutido o canto coral como um grande suporte, ferramenta importante para o cidadão ser inserido de uma forma expressiva e atuante na sociedade”, diz Mara.

Coros infantis - O diferencial esse ano é a programação especial para as crianças. Nas tardes do fim de semana, coros infantis e infanto-juvenis se apresentam com horários próprios, com a intenção de fomentar a troca de informações entre os mais novos.
O mais importante é que a criança se aproxime da música de uma maneira democrática, inclusiva e que ampliem cada vez mais seu conhecimento musical. Crianças assistirem crianças é uma experiência estimulante, porque eles vão poder também conhecer outros repertórios”, argumenta Ângela Sasse, coordenadora do Projeto MusicaR.

Destaques - São destaques ainda na programação uma palestra, no sábado (23), com o compositor homenageado, Edmundo Villani-Côrtes, com o tema Música Coral; e o lançamento do álbum “Acordes Poéticos”, do Coral Collegium Cantorum, nesta quarta-feira (20).
É tanta coisa para comemorar”, ressalta ainda Janete. “Uma felicidade em ter a Mara Campos, uma das maestrinas mais emblemáticas do país, que entende tanto sobre o fazer artístico estar conduzindo essa produção. Temos que celebrar e aproveitar toda a programação gratuita que a cidade está nos fornecendo”, conclui Janete Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário