segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Francês Marc Mauillon canta na Caixa Cultural a tradição renovada em recital solo


A tradição da música medieval pode ser mostrada de forma contemporânea? O cantor francês Marc Mauillon sempre acreditou que, mais que possível, não há razões para um recital de Música Antiga não trazer elementos cênicos contemporâneos, incluindo movimentos corporais ou uso diferenciado de iluminação. A Música Antiga pode, afinal, dialogar com os tempos atuais e ser para o público que a desconhece uma experiência absolutamente nova. Mauillon desenvolveu, então, o projeto “Songline” com um conceito absolutamente autoral, o qual vem apresentando recitais solo em teatros na França e em festivais na Europa. O cantor mostra este “Songline” pela primeira vez no Brasil na Série Solo Música, em Curitiba, nesta terça-feira (11), na Caixa Cultural, às 20 horas
Esta será a terceira vez que a Série Solo Música abre espaço para um recital de voz solo. As duas outras vezes foram com grandes cantoras: Maria Cristina Kiehr e Kismara Pessatti. A diferença com Mauillon é que este estará apresentando um recital já consolidado, mostrado várias vezes e com o repertório gravado em CD”, diz Alvaro Collaço. “Este é um recital que aponta para o futuro, não traz a música como um registro congelado no passado e, sim, de um modo vivo, pulsante, atual. Mauillon canta como as músicas fossem compostas especialmente para seu espetáculo, quando estão separadas no tempo por cerca de 700 anos”. Do período medieval ele canta Guillaume de Machaut (1300-1377), Jehannot de Le Escurel (século XIII), Bernard de Ventadorn (1130-1200), Branca de Castela (1188-1252) e Grazioso de Pádua (1391-1407). Os compositores contemporâneos são Giacinto Scielsi (1905-1988), Georges Aperghis (1945), Meredith Monk (1942) e Phillipe Leroux (1971). A ousadia de Marc Mauillon com “Songline” se completa pelo fato dele cantar o tempo todo a capella, sem instrumento algum a acompanhá-lo.

Cantor completo - Natural de Montbéliard, França, o barítono Marc Mauillon integrou em 2002 a primeira edição do “Le Jardin des Voix” de Wiliam Christie, projeto para cantores da Academia Les Arts Florissants. Desde então torna-se colaborador constante do Les Arts Florissants em algumas de suas principais produções e na gravação de três CDs. Ele colabora em montagens de ópera, concertos e na gravação de CDs com os grupos Le Poème Harmonique, dirigido por Vicent Dumestre; o Concert d´Astrée, dirigido por Emmanuelle Häim; o Le Concert Spirituel, de Hervé Niquet e o “Doulce Mémoire, de Denis Raisan Dadre.
Em 2005 passa a trabalhar com o flautista Pierre Hamon, a vielista Vivabiancaluna Biffi e a harpista Angelique Mauillon, sua irmã, com quem grava três CDs que lançaram nova luz sobre a música de Guillaume de Machaut (1300-1377). O trabalho com Hamon o faz conhecer Jordi Savall e Montserrat Figuerase ser convidado a integrar o Hesperion XXI, em produções e gravações de CDs importantes.
Mauillon apresenta-se, ainda, em duo com a irmã Angelique, com a organetista Catalina Vicens  e com o pianista Guillaume Coppola, e em trio com Angelique e a gambista Friederike Heumann. Ele tem realizado ainda, nos últimos anos, diversos recitais a solo, resultado do CD “Songline-itinéraire monodique”, de 2016. Pelo seu mais recente CD, “Leçons de Tenébrès”, com obra de Michel Lambert, recebeu o prêmio “Choq de La Musique”, da importante revista musical francesa.

A apresentação de Marc Mauillon dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário