terça-feira, 11 de setembro de 2018

O poder da palavra no novo espetáculo de Edson Bueno, “Mona Lisa vs Adolph Hitler”


Em 1944, crepúsculo da Segunda Guerra Mundial, Paris, ainda dominada pelas tropas alemãs, estava prestes a ser libertada pelas tropas aliadas. Sabendo que a derrota era iminente, Adolph Hitler ordena que o comandante geral das tropas alemãs destrua a cidade e que não deixe qualquer resquício de sua existência. Construções, monumentos, obras de arte e população deveriam ser dizimadas em uma operação cuidadosamente articulada. Quando as tropas aliadas entrassem na cidade, nada haveria para ser libertado. No limiar desse acontecimento, a noite anterior à execução da ordem, o general recebe a visita do cônsul sueco em Paris. Numa tentativa desesperada, ele busca convencer o militar a não cometer tamanho ato de insanidade.
Os acontecimentos narrados são reais, são fatos históricos e narrados no espetáculo “Mona Lisa vs Adolph Hitler”, nova montagem do Grupo Delírio. Edson Bueno assina direção, texto e também atua na peça. Marcos Luis Maciel e Edgard Assumpção completam o elenco.
No espetáculo, dois homens, frente à frente, num perigoso jogo dramático, buscam convencer um ao outro. Fazer prevalecer suas convicções num momento crítico da história do mundo. Em essência, o conteúdo dessa encenação sobre um acontecimento verdadeiro é uma reflexão sobre a dissimulação e o amor pela humanidade.
Na prática, não é uma história sobre alemães e franceses ou um general alemão e um diplomata sueco. Não é sequer sobre dilemas morais – devemos ou não destruir uma cidade? É literalmente o que a convicção de um homem, através da conversa, enganando, mentindo, sendo honesto e tudo isso combinado, pode conseguir, e também que as palavras, ao contrário do que se pensa, têm o poder de acabar com as guerras e mudar o pensamento.
Produzida pelo Grupo Delírio Cia. de Teatro, “Mona Lisa vs Adolph Hitler” tem iluminação de Beto Bruel; cenário de Robysom Souza; sonoplastia de Chico Nogueira; figurinos de Áldice Lopes e design gráfico de Marcos Minini.

CAFÉ E ARTE - A proposta do Estúdio Delírio é fazer do público parte da casa e, dessa forma, ficar mais próximo dos artistas e do teatro. E esse encontro já começa antes mesmo da peça, com uma boa mesa de café caseira, com pão, queijo, manteiga, bolo, café, leite e muito mais. Quem chegar antes pode tomar. E é de graça! O local ainda conta com bar para venda de bebidinhas (que inclusive podem ser degustados durante o espetáculo).

A temporada de “Mona Lisa vs Adolph Hitler” inicia nesta quinta-feira (13) e se estende até dia 30 de setembro, no Estúdio Delírio (Rua Saldanha da Gama, 69, Centro). As encenações acontecem às quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h. Mais informações: 3016-3769 ou 98406-8187.

Nenhum comentário:

Postar um comentário