quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Biblioteca Pública do Paraná homenageia Walmor Marcellino


O jornalista e poeta Walmor Marcellino, falecido em setembro do ano passado, será homenageado nesta quinta-feira (4), na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. A partir das 19h, familiares, amigos e convidados se reúnem, na data em que o escritor completaria 80 anos, para o lançamento do seu último livro “Ul Ciscor” (vingança, em latim), leitura dramática e abertura da exposição de fotos “Walmor e Amigos”. A atividade cultural será no Auditório Paul Garfunkel.

Além de jornalista, poeta, e dramaturgo, Walmor Marcelino também era compositor. Junto com o músico Gerson Biantinez, compôs “O Encontro de Walmor Marcellino com o Capitão Lamarca”. A música, inédita, fala do encontro do jornalista com o guerrilheiro Carlos Lamarca. “É uma homenagem ao Lamarca, militar que se engajou na luta armada para tirar o País da repressão política”, diz Biantinez.

Walmor Marcellino nasceu em Araranguá (SC), em 1930, e se destacou como ativista de esquerda, participando das lutas pela volta da democracia brasileira nos anos de chumbo do regime militar. Começou sua trajetória em Florianópolis, na década de 50, como dramaturgo. Depois, morou em Porto Alegre (RS), onde conheceu o grupo Quixote e iniciou suas experiências poéticas. Tem quase 30 livros publicados e três peças encenadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário