quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MON compra obras para acervo com saldos de projetos

O saldo restante de três exposições realizadas entre 2007 e 2008, com recursos da Lei Rouanet, foi revertido em quatro novas obras, adquiridas e incorporadas ao acervo do Museu Oscar Niemeyer, com autorização do Ministério da Cultura (MINC). Curadores, consultores e outros especialistas em arte auxiliaram na compra de duas pinturas de Volpi, uma de Iberê e uma de Torres Garcia.

“Foram mais de dois anos de negociação para que o Ministério autorizasse as compras com os saldos dos respectivos projetos. Acho que essa é uma importante conquista pela nossa direção, como resultado positivo de uma boa administração dos recursos públicos”, afirmou a secretária especial para coordenação do Museu Oscar Niemeyer, Maristela Quarenghi de Mello e Silva. A norma determina que o saldo de projetos seja devolvido ao Fundo Nacional da Cultura. As obras estão expostas na mostra de Acervo do Museu, em exibição no Olho.

Mastros e Velas é o título da pintura de Alfredo Volpi, que data do começo da década de 1970, realizada com a técnica de têmpera sobre tela. As obras de Iberê – Mulher (1989) e Dados (1982) – são em óleo sobre tela. E Adão e Eva (1927) é o título da obra do pintor uruguaio Torres Garcia. Para especialistas, o grande desafio na aquisição de trabalhos de artistas reconhecidos é encontrar no mercado obras de boa qualidade e de períodos importantes desses artistas.

O projeto de ampliação do acervo teve início já em 2003. Até agora já foram incorporadas à coleção inicial mais de 450 obras, por meio de doações e aquisições. Atualmente, uma equipe técnica do Museu finaliza o processo de inventário do acervo, hoje com aproximadamente 2,3 mil trabalhos, entre pinturas, desenhos, esculturas, gravuras e peças de design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário