terça-feira, 25 de outubro de 2016

Autores lançam livros e debatem a língua portuguesa na Biblioteca

Nesta terça-feira (25), a Biblioteca Pública do Paraná promove o evento “Viva a Língua Portuguesa”. A partir das 19h30, os escritores Sérgio Rodrigues e Carlos Alberto Faraco conversam sobre a história e o uso do idioma no auditório da BPP, com mediação do romancista Cristovão Tezza. O encontro faz parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada entre 23 e 29 de outubro. A entrada é gratuita.
Após o bate-papo, Sérgio Rodrigues e Carlos Alberto Faraco vão autografar os seus mais recentes livros, respectivamente, “Viva a Língua Brasileira” e “História Sociopolítica da Língua Portuguesa”. Os títulos estarão disponíveis para compra: “Viva a Língua Brasileira” custa R$ 44,90, “História Sociopolítica da Língua Portuguesa” tem preço de capa de R$ 60,00.
Pós-doutor em linguística na University of California (1995-96) e professor titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faraco - em sua nova obra - investiga a trajetória e as circunstâncias históricas que favoreceram a expansão da língua portuguesa através dos séculos, bem como as consequências sociopolíticas dessa propagação. O livro remonta às origens medievais do idioma, na região onde hoje fica a Galícia, e narra sua a expansão pelo mundo a partir das navegações dos séculos XIV e XV, quando a colonização implantou à força a língua na América, na África e na Ásia.
Já em “Viva a Língua Brasileira”, Sérgio Rodrigues cria um almanaque que ensina de forma divertida e desfaz mitos sobre a língua portuguesa. Em forma de verbetes rápidos e instrutivos, a obra dá dicas e tira dúvidas sobre o uso do idioma. O livro é fruto do trabalho de 15 anos do autor como colunista especializado em questões linguísticas, gramaticais e etimológicas, em diversos órgãos de imprensa. Conhecido pela sua produção de ficcionista, Rodrigues é autor de “O Drible”, romance vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2014.

OS AUTORES

Sérgio Rodrigues - Nasceu em Muriaé, Minas Gerais, em 1962. Ficcionista, crítico literário e jornalista, é autor de “O Drible”, vencedor do prêmio Portugal Telecom, “Elza, a Garota” e das coletâneas de contos “O Homem Que Matou o Escritor” e “Sobrescritos”, entre outros. Em 2011, ganhou o Prêmio Cultura do Governo do Estado do Rio pelo conjunto de sua obra.

Carlos Alberto Faraco - É graduado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutor em Linguística pela University of Salford (1982), na Inglaterra. Fez pós-doutorado em Linguística na University of California (1995-96). É professor titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição da qual foi reitor entre os anos 1990 e 1994. Faraco é autor de diversas obras, entre elas “Prática de Texto” e “Oficina de Texto”, ambas em parceria com Cristovão Tezza.

Cristovão Tezza - Nasceu em Lages, mas vive desde 1961 em Curitiba. Entre 1986 e 2009, atuou no Departamento de Linguística da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É autor de livros emblemáticos que têm a capital paranaense como pano de fundo, como “Trapo”, “O Fantasma da Infância”, “Breve Espaço” e “O Fotógrafo”, além de “O Filho Eterno”, romance que conquistou os mais importantes prêmios nacionais e se tornou um best-seller. Tezza acaba de lançar seu mais recente romance, “A Tradutora”.

Mais informações: 3221-4917 ou www.bpp.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário