terça-feira, 4 de outubro de 2016

Caixa Cultural Curitiba recebe o “Curta 8”, maior evento de Cinema Super 8 da América Latina

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 6 a 9 de outubro, a 12ª edição do “Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”. Criado em 2005, o Festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Atualmente, é o maior do gênero na América Latina, e aproxima realizadores, público e importantes nomes do cinema brasileiro, além de trazer o super 8 como alternativa estética para produções atuais. O “Curta 8” tem o patrocínio da Caixa desde 2008.
A cada edição é exibido o que há de mais expressivo em produção de super 8 no Brasil e no mundo, além de obras que marcaram a história desta bitola. Na edição de 2016, o destaque da programação será a “Mostra Leandro Bossy”, em homenagem ao idealizador e coordenador de todas as edições anteriores do evento, que faleceu no início deste ano. Além da exibição de suas obras, diversos realizadores de todo o Brasil se organizaram para produzir filmes em sua homenagem.

Oficina e Home Movie Day - Uma das grandes atrações do Festival, que sempre gera aflição entre os participantes e público, são os filmes em tomada única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, público e realizadores assistirão aos filmes pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção. A maioria das películas em tomada única é fruto da oficina gratuita organizada pelo “Curta 8”, que antecede o evento.
Durante as sessões, o público participa votando nos filmes que mais gostar em todas as mostras competitivas. Na tarde de domingo (9), haverá ainda a sessão do “Dia do Filme Caseiro” ou Home Movie Day, tradicional na programação do Festival. Nele são exibidos filmes pessoais, em Super 8 e Single 8, que os espectadores podem trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia de festival. A ideia da sessão é apresentar um pouco de tudo – desde trabalhos de ficção autorais até registros familiares.

Super 8 - Surgiu em 1965 e foi popularizado pelo registro de imagens caseiras de forma descomplicada. O filme de fácil manuseio em câmeras de pequeno porte e que permite a reprodução com apenas um projetor, até hoje atrai amantes da arte cinematográfica espalhados pelo mundo todo.

Recomendado para maiores de 16 anos, o “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba” tem a programação completa no site www.curta8.com.br. A entrada é franca, com retirada dos ingressos na bilheteria para as sessões do dia. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário