segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Turnê da pianista curitibana Renata Bittencourt passa pela Capela Santa Maria

Residindo em Paris e se apresentando em diversos países da Europa, a pianista Renata Bittencourt retorna ao Brasil para uma turnê que prestigia compositores nacionais. O recital “Concertos Brasileiros”, que será apresentado na Capela Santa Maria nesta terça feira, dia 1º de novembro às 20h, reúne peças dos renomados compositores Chiquinha Gonzaga, Brasílio Itiberê, Ernesto Nazareth, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Radamés Gnattali, Senival Bezerra do Nascimento (Senô) e Marlos Nobre, aliando o talento da pianista à diversidade da música erudita brasileira. A entrada é franca.

Trajetória - Renata Bittencourt de Assis, curitibana, iniciou seus estudos musicais aos 11 anos com Marilena Amalfi Voss e aos 15 anos começou a se dedicar à musica clássica. Graduou-se no curso Superior de Instrumento (Bacharel) na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2008) e concluiu o Mestrado no Conservatório de Lausanne (Suíça, 2013), onde seu trabalho sobre a interpretação no piano das sonatas do padre Soler recebeu o prêmio da Comunidade Georges-Paccot pelo melhor trabalho de mestrado.
Renata apresenta-se frequentemente no Brasil e na Europa, tanto como solista quanto em recitais de música de câmara. Participando de festivais na França e na Suíça tais como Piano Classique à Biarritz, Folie Piano, Automne Musical, na turnê/residência no Palácio em Espalion (França) e em séries de concerto como Klavier-Abend em Zurique e Concerts au LAC (Local d’Art Contemporain) em Vevey.
Como solista, atuou com orquestras brasileiras sob a regência de Osvaldo Ferreira, Júlio Medaglia e Alex Klein. Desde 2010, ela forma o Duo Aurore com o pianista luso-brasileiro Diego Munhoz, explorando o repertório para piano a quatro mãos e dois pianos. Neste ano de 2016 o duo fez sua estréia na Espanha, tocando em Madrid e Léon.

A turnê - Renata Bittencourt estreia o recital “Concertos Brasileiros” em Curitiba, e segue com suas apresentações por cidades no interior do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais. O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet), pela Unicultura - Universidade Livre da Cultura, Trento Edições Culturais, patrocinado pela Copel e apoiado localmente pelo Instituto Curitiba Arte e Cultura de Curitiba - ICAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário