terça-feira, 11 de outubro de 2016

Miguel Sanches Neto participa do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

O escritor Miguel Sanches Neto participa no dia 19 de outubro, a partir das 19h30, do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O encontro acontece no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. Durante o bate-papo, o convidado fala, entre outros assuntos, sobre a sua trajetória e de sua relação com livros e bibliotecas. A mediação da conversa será feita pelo jornalista Christian Schwartz. A entrada é gratuita.
Paranaense de Bela Vista do Paraíso, Sanches Neto vive em Ponta Grossa, leciona na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É autor de mais de trinta livros, entre crítica, poesia, crônicas e contos. Em sua obra, destacam-se os romances “Chove Sobre Minha Infância”, “Um Amor Anarquista” e “A Máquina de Madeira”, este último traduzido para o francês e finalista dos prêmios São Paulo e Portugal Telecom.
Em 2016, o autor lançou “A Bíblia do Che”, romance ambientado principalmente em Curitiba, sobretudo na região da Praça Osório, que retoma o protagonista do romance “A Primeira Mulher”, o professor Carlos Eduardo. O personagem é contratado para localizar um exemplar de uma Bíblia que pertenceu a Che Guevara, que teria anotações feitas por ele durante uma de suas passagens pelo Brasil.
“Um Escritor na Biblioteca” é um projeto realizado pela Biblioteca Pública do Paraná na década de 1980, retomado em 2011, com a participação de autores brasileiros de variadas gerações, entre os quais João Gilberto Noll, Michel Laub, Elvira Vigna, Marçal Aquino, Luci Collin, Reinaldo Moraes e Paulo Scott. Os depoimentos são gravados e, posteriormente, publicados no jornal Cândido e editados em formato de livro pelo Núcleo de Edições da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Semana da Criança - Para celebrar a Semana da Criança, a Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná promove uma série de atividades. Os pequenos leitores vão poder participar de oficinas, gincanas e peças teatrais, além de ver exposições e apresentações musicais. A entrada é franca para todos os eventos.
Este ano a programação se estende até o domingo (16), quando acontece o primeiro Piquenique Literário, projeto que vai levar a programação cultural da BPP aos parques de Curitiba. O primeiro encontro será realizado na área externa do Museu Oscar Niemeyer (conhecido como Parcão do MON), a partir das 14h.
Haverá apresentações do “Coral Cantateca” e do grupo de contação de histórias “Era uma vez”, ambos mantidos pela Biblioteca, além de oficinas e rodas de leitura. Para os adultos, estará disponível a Caixa-Estante, uma pequena biblioteca itinerante. A entrada é franca.

Biblioteca Solidária - Ao longo de outubro (Mês da Criança), a Biblioteca Pública do Paraná arrecadará brinquedos, que serão doados para instituições beneficentes de Curitiba e Região Metropolitana.
A ação integra o projeto Biblioteca Solidária, que acontecerá também em outras datas comemorativas, como Natal e Páscoa.
As doações - brinquedos novos ou em bom estado de conservação - devem ser deixadas na caixa de coleta localizada no hall de entrada da Biblioteca até o último dia do outubro.

Mais informações: www.bpp.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário