quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Documentários sobre temas socialmente relevantes estreiam na Cinemateca de Curitiba

Nesta sexta-feira, 21, na Cinemateca de Curitiba, acontece a Mostra do Curso de Cinema do Centro Europeu – Documentários, evento que faz parte da programação oficial do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba.  Nessa sessão fazem sua estreia três obras documentais sobre temas relevantes para nossa sociedade, desenvolvidas pelos alunos na disciplina Documentário, sob a orientação da premiada cineasta Sonia Procópio. Os filmes dos novos realizadores trazem ao público uma visão pessoal de temas que abordam uma nova técnica vocal e terapêutica ainda pouco conhecida, o dia a dia de uma população da periferia de Curitiba que anseia por uma vida melhor e os depoimentos de pessoas diagnosticadas como soropositivas que enfrentam com coragem e esperança o dia a dia.
Segundo um dos supervisores do curso, o cineasta Rodrigo Alonso, "são abordagens diferenciadas que trazem em comum o desejo de apontar as câmeras para aspectos da nossa realidade que merecem uma visão mais aprofundada, característica que faz o documentário contemporâneo ser tão valorizado na cinematografia mundial".  O Curso de Cinema do Centro Europeu aborda com destaque o documentário na formação dos futuros profissionais por ser este um dos gêneros do audiovisual que mais cresce e ocupa espaço nas salas de cinema, na TV e na internet. O evento tem início às 20h e a entrada é gratuita.

Filmes:

EU EM CANTO - Direção: Ivane Cruz (2016, 13 min, classificação indicativa livre)
A técnica vocal e terapêutica conhecida como Cantoterapia busca incentivar as pessoas a praticarem certas formas de canto como válvula de escape ao estresse diário ou por motivos emocionais.  Através da descoberta do potencial da própria voz, cantar ajuda a curar (foto).

CONDOMÍNIO PRIMAVERA - Direção: Nola Doetzer e Marcelo Ruiz (2016, 12 min, classificação indicativa 10 anos)
Em 2012 dezenas de famílias ocuparam um terreno na Cidade Industrial de Curitiba e hoje somam centenas de pessoas. O filme conta os desejos, sonhos e receios de trabalhadores informais, autônomos, desempregados e aposentados que buscam uma vida melhor.

VIDAS POSITIVAS - Direção: João Negrão - (2016, 15 min, classificação indicativa 12 anos)
Depoimentos de três homens portadores do vírus HIV, de gerações diferentes, sobre como é viver com o vírus, as dificuldades que enfrentam e suas perspectivas para o futuro. Um diálogo entre gerações diferentes que é um convite à reflexão sobre essas vidas positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário