segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cantora e atriz norte-americana Lena Horne morre aos 92 anos

A cantora e atriz Lena Horne, uma beldade de parar o trânsito que lutou contra o racismo em um esforço frustrante para tornar-se a primeira atriz principal negra de Hollywood e mais tarde foi aclamada como cantora, morreu aos 92 anos de idade.

Horne morreu na noite no domingo em um hospital de Manhattan, informou uma porta-voz do hospital, que não informou a causa da morte.

Horne foi a Hollywood no final dos anos 1930, e embora nunca tenha se tornado grande estrela de cinema, é vista como precursora que abriu caminho para atrizes negras conseguirem papéis maiores em Hollywood.

Conhecida como a "Cinderela negra" no início de sua carreira, ela era uma pessoa tão complexa quanto bela. Tinha reputação de ser fria e insegura, e suas frustrações profissionais a tornaram amarga.

Com seus olhos grandes, sorriso brilhante e pele morena clara, seu biógrafo James Gavin disse que Hollywood via Horne como "uma negra suficientemente bela - à moda caucasiana - para ser aceita pelos americanos brancos". Até então, as negras geralmente só faziam papéis de empregadas ou prostitutas, papéis que Horne rejeitava.

Nos anos 1950, seu apoio à causa dos direitos civis levou Horne a ser incluída em uma lista de celebridades com supostas tendências comunistas, o que prejudicou ainda mais sua carreira no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário