domingo, 2 de maio de 2010

Curitiba é a capital com maior número de bibliotecas no país

Curitiba é a capital com o maior número de bibliotecas municipais por cem mil habitantes. Entre os municípios brasileiros, é a segunda no ranking das cidades com o maior índice de bibliotecas para cada 100 mil habitantes - 2,97. Os dados são do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado nesta sexta-feira (30) pelo Ministério da Cultura.

"O acesso dos curitibanos à cultura, em todos bairros de Curitiba, é uma das maiores prioridades da Prefeitura", diz o prefeito Luciano Ducci. O prefeito lançou neste mês o programa Curitiba Lê, de incentivo à leitura. O lançamento foi junto com a inauguração de mais uma Casa da Leitura e da primeira Estação de Leitura da cidade, no terminal de ônibus do Pinheirinho.

Na Rodoferroviária de Curitiba, funciona às sextas-feiras à noite a Estação da Leitura, minibiblioteca que empresta gratuitamente livros de todos gêneros a passageiros que aguardam o embarque nos ônibus. São livros de leitura rápida. Mesmo assim, se o leitor não conseguir terminar o livro, poderá retomar a leitura na volta.

O ranking das bibliotecas foi feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e encomendado pelo Ministério da Cultura para subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é a melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras. O estudo foi feito entre setembro e novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário