sábado, 8 de maio de 2010

Nos cinemas: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Apaixonado pela esposa, o geólogo José Renato precisa fazer sozinho uma longa viagem pelo sertão nordestino. Longe dela, ele terá que realizar uma pesquisa de campo para definir o possível percurso de um canal, que irá amenizar o problema da seca na região. Apesar de a construção ser um alívio para muitas populações, pode ser um grande problema para aqueles com quem Renato cruza, já que provavelmente a região será alagada.

Avaliando o terreno, ele percebe na seca e na pobreza daquelas pessoas uma sensação parecida com a que está tendo. Apesar de não ter dificuldades com a falta de recursos, José Renato sente um grande vazio, pela distância da mulher que ama. À medida em que a viagem avança, as saudades ficam cada vez maiores, e a distância física dela parece ser o menor dos problemas entre os dois.

Selecionado para o Festival de Veneza, onde fez sua premiére mundial, Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo é uma obra experimental realizada pelos cineastas Marcelo Gomes, de "Cinema, Aspirinas e Urubus", e Karim Aïnouz, de "Madame Satã" e "O Céu de Suely". Para o longa, os diretores usaram imagens não utilizadas em seus filmes anteriores, incluindo o documentário Sertão Acrílico Azul Piscina, que também filmaram em conjunto. O ator Irandhir Santos, que vive José Renato no longa, não aparece em cena; o espectador apenas ouve a sua voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário