quarta-feira, 26 de maio de 2010

Retrospectiva de Jair Mendes no MGV

No ano em que completa 50 anos de carreira o artista plástico Jair Mendes apresenta a exposição Pequena Retrospectiva, a partir da próxima segunda-feira, dia 31, no Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1348 – Centro). Na ocasião serão apresentadas 240 obras de sua trajetória artística que inclui 40 pinturas de tamanhos variados e 200 desenhos, organizados em quatro cadernos que o público poderá manusear.

Os trabalhos, pela primeira vez reunidos numa mostra, pertencem ao acervo do artista e coleções particulares. O período abrange desde um quadro que retrata a paisagem da antiga fábrica de fitas que existia na Ubaldino do Amaral, pintado pelo artista em 1956, até a produção recente, mais figurativa, realizada até 2009. A exposição, com entrada franca, tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura e poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h às 18h, até o dia 4 de julho.

Essa retrospectiva de carreira tem um sabor muito especial para Jair Mendes. Não somente por celebrar 50 anos de carreira mas, também, pela mostra acontecer no Museu Guido Viaro, artista de quem foi aluno e amigo. “Durante 15 anhos fui diretor do Museu Guido Viaro quando ele pertencia à Fundação Cultural de Curitiba. Depois ele fechou e a própria família criou no ano passado o museu particular. Fiquei muito feliz com o convite ainda mais porque essa é a primeira individual que ocupa o espaço”, conta agradecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário