quarta-feira, 26 de maio de 2010

Em Israel, Vargas Llosa critica Lula, Chávez e Fidel

O escritor peruano Mario Vargas Llosa criticou hoje (26) com dureza líderes latino-americanos como o cubano Fidel Castro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o venezuelano, Hugo Chávez, em um discurso na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Vargas Llosa disse que Castro é "pré-histórico", que Chávez é um "aprendiz de ditador", avaliou positivamente a "política interna pela qual Lula é responsável", mas criticou a externa, qualificada por ele de "irresponsável".

"Há uma contradição entre a política interna e a externa de Lula. Sua política interna é responsável e sua política internacional é irresponsável e demagógica, ao abrir as portas do Brasil e, com elas, as da América Latina, a pessoas como (o presidente iraniano, Mahmoud) Ahmadinejad".

O escritor fez os comentários em uma conferência na universidade, como parte de um colóquio internacional sobre as múltiplas perspectivas da América Latina. Em um discurso de uma hora, Vargas Llosa falou sobre a situação política, social e literária na América Latina.

Vargas Llosa afirmou que "é preciso limitar a mitologia à literatura e às artes e não deixar que precipite à política, onde é necessário manter uma visão realista, para pôr fim à pobreza e às diferenças sociais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário