terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As cores vivas e o traço forte de Elza Müller no Memorial

A mostra com curadoria de Elisabeth Seraphim Prosser apresenta um recorte da produção da artista plástica Elza Weimar Müller (1907-2000). Boa parte da produção dessa filha de imigrantes alemães está representada em coleções particulares em todo o Brasil, Alemanha, Venezuela e nos Estados Unidos, entre outros. Os trabalhos de Elza podem ser vistos no Memorial de Curitiba até o próximo dia 23.
A artista dedicou-se à paisagem, ao desenho figurativo, a grandes motivos florais e geométricos e ao retrato. De acordo com Adalice Araujo, percebe-se em sua obra "a busca da expressividade, obtida pela intensificação da linha, da cor, da forma e do claro-escuro, temperados sempre com um humor irreverente".
Nascida na Alemanha, morou em Curitiba a maior parte da sua vida, atuando intensamente na cultura e na construção da identidade dos círculos sociais que freqüentava. Entre 1963 e 1969, morou no Rio de Janeiro, onde estudou pintura, paisagem e retrato com Oswaldo Teixeira, e composição moderna Isabelle de Sá, no Instituto de Belas Artes do Parque Lage. De volta a Curitiba, frequentou os ateliês de Guido Viaro e de Kurt Boiger, além de participar de vários cursos livres de desenho, workshops e palestras, nos Encontros de Arte Moderna e no Museu Guido Viaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário