quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Brasileirão e show de alunos na agenda da Oficina

Espetáculos com propostas diferenciadas marcam a programação desta sexta-feira (28), penúltimo dia da Oficina de Música de Curitiba, que em sua 29ª edição conta com o patrocínio da Petrobras. No Teatro SESC da Esquina, às 15h, alunos de diversos cursos da fase de MPB revelam o aprimoramento obtido em sala de aula, em apresentação que une estilos variados. O cartaz da noite é o Vocal Brasileirão, que leva ao Guairinha, às 21h, o show “Duetos”, comprovando o talento do grupo curitibano.

Em “Duetos”, o Brasileirão visita o repertório de canções brasileiras feitas originalmente para cantar a dois. De Lamartine Babo a Chico Buarque, passando por Joracy Camargo, Custódio Mesquita, Tom Jobim, Francis Hime e Olívia Hime, o programa contempla as mais diversas fases e estilos da história da canção popular, com a interpretação de obras especialmente arranjadas para a formação do grupo. Os arranjos, a regência e a direção artística são de Vicente Ribeiro.

O Vocal Brasileirão foi criado em 1994 pelo maestro Marcos Leite (1953-2002), responsável pela direção artística do grupo até 2001. Depois, coube a Reginaldo Nascimento, no período de 2002 a 2006, comandar o vocal. Desde então, a direção está a cargo de Vicente Ribeiro, músico e compositor que tem intensa atuação como arranjador, instrumentista e produtor musical.

Formado por 12 cantores (seis vozes femininas e seis vozes masculinas), o grupo tem o apoio de um quarteto de instrumentistas, combinando originalidade e alegria para obter um resultado sem similar. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas, o que permite ao público ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes. O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999), e ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet”, como melhor Grupo Vocal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário