terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Biblioteca lança livro sobre vida e obra de Paulo Leminski


A Biblioteca Pública do Paraná acaba de publicar o “Roteiro Literário - Paulo Leminski”, de Rodrigo Garcia Lopes. Editado pelo selo Biblioteca Paraná, o livro traz um ensaio, dividido em três partes, em que Rodrigo Garcia Lopes analisa a trajetória pessoal e artística de Paulo Leminski (1944-1989), curitibano que se dedicou, entre outras atividades culturais, à tradução, prosa literária, ensaio, canção popular e, sobretudo, à poesia. A obra tem 180 páginas e custa R$ 20,00.
Fotos de Eduardo Macarios e Dico Kremer ilustram a relação de Leminski com a cidade de Curitiba. Com 180 páginas, o título está no acervo da Biblioteca, vai ser encaminhado para bibliotecas e entidades culturais e já está disponível para aquisição na BPP.
No texto de apresentação, Luci Collin destaca que Rodrigo Garcia Lopes conta como Leminski viveu e reproduziu a “agoridade” absoluta do mundo atual, além de analisar a poética leminskiana, “marcada pelo rigor e delírio da escrita”. Luci não deixa de observar que Lopes também investiga de que maneira Leminski absorveu Curitiba em sua obra, “e como Curitiba foi absorvendo a obra de seu poeta maior”.
Londrinense radicado em Florianópolis (SC), Rodrigo Garcia Lopes é doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Traduziu textos de Rimbaud, Marcial, Sylvia Plath e Walt Whitman. É autor, entre outros títulos, do romance “O Trovador” (2014) e do livro de poemas “Experiências Extraordinárias” (2015).

A COLEÇÃO - O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, explica que o projeto Roteiro Literário tem a finalidade de divulgar, para públicos variados, incluindo as gerações recentes, a literatura paranaense contemporânea. “Há um número expressivo de vozes literárias no Paraná, muitas vezes com ressonância apenas entre escritores, estudiosos e amigos do autor. Para ampliar a difusão de nossa literatura, decidimos fazer esse projeto, que, além de analisar vida e obra, também apresenta os locais frequentados pelo homenageado”, diz Pereira.
Na coleção “Roteiro Literário”, um autor escreve um ensaio sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido. A obra também traz um ensaio fotográfico com endereços e espaços frequentados pelo homenageado.
O primeiro título da coleção, publicado em 2017, foi sobre Jamil Snege (1939-2003), escrito por Miguel Sanches Neto. Já o segundo volume, lançado em novembro deste ano, é uma obra sobre Helena Kolody (1912-2004), de autoria de Luísa Cristina dos Santos Fontes. Este “Roteiro” sobre Leminski, de Rodrigo Garcia Lopes, é o terceiro título da série.

Mais informações: 3221-4994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário