quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Centro de Letras do Paraná lança Coleção Literária de Autores Paranaenses


Escritores renomados e iniciantes na arte da prosa e do verso estão reunidos na Coleção Literária de Autores Paranaenses, composta por dez livros, de iniciativa do Centro de Letras do Paraná (CLP), entidade cultural que completa 106 anos de fundação. A obra será lançada nesta quinta-feira (13), a partir das 18h, com sessão de autógrafos, no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná (Rua Emiliano Perneta, 174, 1º andar, Centro).
Para o presidente do CLP, Ney Fernando Perracini de Azevedo, a coleção tem como objetivo contribuir para o reconhecimento local e nacional de escritores paranaenses, no sentido de valorizar a literatura regional e dar oportunidade a novos talentos.
Apollo Taborda França, que muito apoiou e incentivou novos escritores, recebe uma homenagem póstuma, em obra de autoria de sua sobrinha Vânia Maria Souza Ennes. A coleção conta também com a divulgação da vida e obra de renomados escritores como Adélia Maria Woellner, Janske Niemann Schlenker, João Manoel Simões, Orlando Woczikosky e Paulo Walback Prestes.
Escritores de famílias tradicionais também compõem a coleção. As irmãs Liamir Santos Hauer e Lygia Lopes dos Santos têm suas produções literárias na obra “Entre Vistas e Memórias” assinada por Leilah Santiago Bufrem. O livro “Família Friedrich em Trovas” leva ao conhecimento dos leitores a produção literária da saudosa trovadora Araceli Friedrich e de seus dois filhos, Luiz Hélio e Maurício Norberto.  
“Cronistas do Centro de Letras do Paraná” e “Curitiba Plural” fecham as dez obras. Estas duas coletâneas revelam o notável potencial da instituição, preocupada em difundir novos talentos. A primeira apresenta a produção de 61 autores, todos membros efetivos do CLP. E “Curitiba Plural” mostra o trabalho de 39 autores – alunos e ministrantes do curso de Criação Literária, realizado pela instituição.

CONTRAPARTIDA SOCIAL – A Coleção Literária de Autores Paranaenses concretizada mediante incentivos fiscais e apoio do Ministério da Cultura, contando com incentivo da Tradener Comercializadora de Energia, teve como contrapartida social a doação das obras para bibliotecas e entidades assistenciais, que também receberão a visita de alguns escritores para falar sobre suas obras. Além disso, cinco livros da coleção foram narrados, resultando em audiobooks, que serão doados para a Biblioteca Pública do Paraná e instituições que atendem pessoas com deficiência visual.

COLEÇÃO LITERÁRIA DE AUTORES PARANAENSES:

Apollo Taborda França – Vida e Obra
Adélia Maria Woellner – Minha Vida, Minha Obra
Entre Vistas e Memórias – Liamir Santos Hauer e Lygia Lopes dos Santos
Família Friedrich em Trovas
João Manuel Simões – Vida e Obra
Janske Niemann Schlenker – Poemas Reunidos
Orlando Woczikosky – Poemas Reunidos
Paulo Walback Roberto Prestes – Minha Vida, Minha Obra
Curitiba Plural – Coletânea de 39 autores
Cronistas do Centro de Letras do Paraná – Coletânea de 61 autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário