terça-feira, 11 de dezembro de 2018

BPP e Academia Paranaense de Letras lançam obra de Reichmann


A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) lançará na quarta-feira (12), o livro “A Noite do Absoluto”, de Ernani Reichmann. O lançamento será na Arena BPP, a partir das 17 horas. A entrada é franca.
Publicada em parceria com a Academia Paranaense de Letras, a obra traz o texto original de Reichmann, editado em 456 páginas, além de uma apresentação assinada por Ernani Buchmann, o presidente da APL, e o prefácio de Guido Viaro, escritor e ocupante da Cadeira 14 da instituição. O desenho da capa é de autoria do artista Visca.
Publicado originalmente em 1978, “A Noite do Absoluto” é considerado um dos pontos altos da produção de Ernani Reichmann (1920-1984), gaúcho que se radicou em Curitiba, onde constituiu família e elaborou vasta obra, com mais de 50 títulos. Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um estudioso da obra do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855).
De acordo com o presidente da APL, Ernani Buchmann, a produção intelectual de Reichmann é relevante, porém pouco conhecida entre as novas gerações e precisa de visibilidade. “Daí a necessidade de reeditar “A Noite do Absoluto”, importante parceria entre a Biblioteca Pública e a Academia Paranaense de Letras”, diz Buchmann.

LEGADO - O diretor da BPP, Rogério Pereira, afirma que, para a instituição, é fundamental recuperar o legado de escritores paranaenses. “Esperamos que esta reedição coloque, novamente, a produção de Ernani Reichmann em evidência”.
Em “A Noite do Absoluto”, Reichmann se vale de heterônimos, entre os quais Sorte Peer, van der Lubbe e van Neutgen, para - por meio de uma narrativa literária - discutir aspectos da condição humana e a obra de Kierkegaard, especialmente a morte, mencionada de maneira indireta no título (“noite do absoluto”).

Mais informações: 3221-4994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário