segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Coleção Curitiba Cinema e Cultura será lançada na Cinemateca


A Cinemateca recebe nesta terça-feira, (18), às 17h o lançamento da Coleção Curitiba Cinema e Cultura, fruto do projeto do mesmo nome que possibilitou a digitalização do acervo de imagens das realizadoras Berenice Mendes e Lu Rufalco, durante as décadas de 1980 a 2000. A entrada é franca.
No decorrer de três décadas, Berenice Mendes e Lu Rufalco mantiveram parceria produzindo e coproduzindo filmes e vídeos em curta, média e longa metragem, voltados a diferentes públicos. A coleção apresenta filmes e vídeos feitos nas décadas catalogadas e retratam a produção cultural do momento, a efervescência e militância política, questões ambientais e depoimentos históricos – conteúdos relevantes produzidos e registrados em 30 anos de realização audiovisual em Curitiba.

ACERVO - O acervo é formado por mais de duzentas horas de documentários, ficção, docudramas, educacionais, industriais e de treinamento, cinejornais, trabalhos underground, obras experimentais, entrevistas, filmes institucionais, eleitorais, publicitários, e o registro de eventos políticos como marchas e protestos.
Também compõem o acervo, materiais de domínio público, partes de gravações não incluídas na versão final, filmes não lançados ou não concluídos, gravações de arquivo, gravações encontradas, registros de shows musicais e espetáculos teatrais, filmes e vídeos caseiros e obras efêmeras também fazem parte do acervo digitalizado.
No período tratado, a produção audiovisual transitou do Super-8 ao vídeo digital. Este acervo reúne conteúdo captado em 16mm e 35mm preto e branco e colorido, VHS, Super VHS, HI-8, U-Matic, Betacam, Mini DV, DVCAM, HDCAM. Sons foram registrados em gravadores UHER, Nagra, DAT, HDCD, DVD-áudio e nos formatos digitais WAV e MP-3. Montagens foram feitas em moviolas e edições em diferentes ilhas analógicas e digitais, não lineares e on-line.
Para a preservação e recuperação deste acervo, o material passou por um processo artesanal delicado e demorado de restauração, posteriormente digitalizado, decupado, indexado e catalogado, para finalmente resultar na coleção.
O projeto foi realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC) da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba e teve o patrocínio do Pátio Batel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário