quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Natal de Curitiba: Nesta quinta tem Natal no Boqueirão e Dia de São Nicolau no Bosque Alemão


Um lúdico espetáculo em homenagem ao Dia de São Nicolau no Bosque Alemão, canto gregoriano na Capela da Glória e a abertura do Natal na Rua da Cidadania do Boqueirão são os destaques da programação de festas da capital nesta quinta-feira (6). A agenda do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais terá ainda um concerto para idosos no Hospital Zilda Arns e a segunda apresentação da semana do Auto de Natal Espírito de Amor e Confraternização no Largo da Ordem (Centro Histórico). 
Às 14 horas, o Ônibus da Cultura chega em Santa Felicidade para levar o espetáculo de Natal. No Clube de Pesca do bairro (Rua Zen Bertapelle, 230), o projeto cultural itinerante vai apresentar o teatro de sombras “Natal: Sonho de Luz”, da Cia Karagoz. O Ônibus da Cultura fará outras apresentações, por toda a cidade, até 14 de dezembro.  Na Rua da Cidadania do Boa Vista, no mesmo horário, a Banda da Polícia Militar do Paraná fará o seu concerto natalino.
Com direção artística de Eli Siliprandi, o Auto de Natal Brasileiro chega, às 15h, na Rua da Cidadania do Boqueirão. O espetáculo conta a história da anunciação e nascimento de Jesus, com brasilidade rítmica e interpretativa, que incluem manifestações de reis, músicas do Vale do Jequitinhonha (MG) e percussões baianas. O público também poderá apreciar a Banda Lyra, a Banda Musical do Caximba e o coral da Escola Municipal Leonor Castellano.
Também, às 15h, os idosos atendidos pelo Hospital Zilda Arns, no Pinheirinho, terão uma surpresa. Alunos dos cursos de música dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba realizam uma cantata didática de Natal de violino em parceria com estudantes de violão da Escola Arte e Cultura Curitiba.
Casa do doce
O Bosque Alemão entra na programação de eventos do Natal, às 16h30, com decoração especial e homenagem ao Dia de São Nicolau, precursor de Papai Noel por entregar presentes às crianças. O público será recepcionado pelo Papai Noel e por um ator representando São Nicolau, que convidarão os visitantes a assistir as apresentações de bailarinos e cantores nas escadarias do Oratório de Bach, bem como de casais étnicos alemães. O oratório, inclusive, será transformado na “Casa do Doce”, com ambientação externa e, no interior, uma maquete de Curitiba toda em bolacha, com os principais cartões-postais da cidade decorados para o Natal. 
No centro da cidade, a Rua XV de Novembro volta a receber, a partir das 18h, o Papai Noel a bordo de um carro antigo do Veteran Car Club. O desfile começa na Rua Presidente Faria (a partir da Associação Comercial do Paraná) e irá terminar na Feira Especial de Natal na Praça Osório. O passeio motorizado do Bom Velhinho será realizado até 21 de dezembro, sempre às terças e quintas (18h) e aos sábados (12h).
Dois outros programas de Natal de alunos da Fundação Cultural estão agendados para as 19h. No Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural, será promovido o recital didático de estudantes das aulas de violino. Quem estiver na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, por outro lado, poderá apreciar a apresentação dos alunos de violão.

NOITE DE VELAS - Na Capela da Glória, o nostálgico canto gregoriano poderá ser apreciado, às 20h, durante a celebração “Noite de Velas”. A singela igrejinha, reaberta em agosto, merece ser visitada ainda por sua arquitetura única e estátuas centenárias adquiridas na França no fim do século 19, incluindo um ícone raro de Nossa Senhora da Glória Assunta, de braços abertos para o alto.
Em Santa Felicidade, às 20h, o Coral Allegro, formado por 15 moradores do bairro, irá emocionar o público presente, na Florybal Chocolates, com seu repertório de canções de várias etnias, em especial, a italiana.
Nos jardins do Reservatório do Alto São Francisco ocorre, às 20h15, o concerto natalino com a Big Belas Band. A direção artística do espetáculo é de Marco Aurélio Koentopp.
A segunda apresentação da semana do Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização fecha a programação desta quinta. Com participação de 15 atores, o espetáculo começa, às 20h30, no Largo da Ordem, e é uma verdadeira superprodução em clima de ópera da Fundação Cultural de Curitiba, que destaca passagens bíblicas do nascimento de Jesus Cristo. Às 19h30 e 21h, ocorrem apresentações no Memorial de Curitiba, respectivamente, do Coral Curumim e do Coro Ottava Bassa.

  
Principais atrações desta quinta-feira (6) do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais

14h – Ônibus da Cultura com Teatro de Natal em Santa Felicidade (Clube de Pesca, Rua Zen Bertapelle, 230, Santa Felicidade)

14h – Banda da Polícia Militar do Paraná na Rua da Cidadania do Boa Vista (Av. Paraná, 3600, Bacacheri)

15h – Auto de Natal Brasileiro na Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)

15h – Cantata didática de Natal de violino no Hospital do Idoso Zilda Arns (Rua Lothário Boutin, 90, Pinheirinho)

16h30 – Homenagem ao Dia de São Nicolau no Bosque Alemão (Rua Nicolo Paganini, s/n, Pilarzinho)

18h – Desfile de carro do Papai Noel pela Rua XV de Novembro (da Rua Presidente Faria até a Praça Osório, no Centro)

19h – Recital didático de violino no Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3.432, Portão)

19h – Recital didático de violão na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)

20h – Noite de velas e canto gregoriano na Capela da Glória (Avenida João Gualberto , 565, Alto da Gloria)

20h – Apresentação do Coral Allegro na Florybal Chocolates (Avenida Manoel Ribas, 5.480, Santa Felicidade)

20h15- Concerto da Big Belas Band no Reservatório do São Francisco (Rua dos Presbíteros, 59, São Francisco)

20h30 – Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, no Largo da Ordem (início no Palacete Wolf, Praça Garibaldi, s/n, e segue pelos e casarões históricos e termina no Memorial de Curitiba)

Toda a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais pode ser vista no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário