quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Museu do Expedicionário homenageia o Dia do Marinheiro


O Museu do Expedicionário oferece neste sábado (8) uma programação com diversas atividades especiais para comemorar o Dia do Marinheiro, celebrado oficialmente em 13 de dezembro. O evento é promovido pela Legião Paranaense do Expedicionário em parceria com a Brigada Paranaense de Viaturas Militares.
A programação conta com ações, na sede do museu, como a exibição de filmes e exposição de viaturas militares antigas. As visitas terão apoio de um intérprete da linguagem de Libras. Uma das atrações durante o evento fica por conta do lançamento da nova edição do livro “1942 – O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida", às 11h, escrito pelo baterista da banda Paralamas do Sucesso, João Barone.

DIA DO MARINHEIRO - O Dia do Marinheiro é comemorado no dia do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré. Patrono da Marinha de Guerra brasileira, Tamandaré foi herói de guerra e teve participação fundamental nas forças armadas brasileiras no século XIX.
Durante a Guerra do Paraguai (1864 - 1870), coube a ele o comando das forças navais no início do conflito. É também creditado ao Almirante o bloqueio naval e o apoio logístico aos militares brasileiros em conflito no Paraguai, o que foi fundamental para o êxito das tropas brasileiras.
Era considerado herói por outros feitos, não só os de guerra. É atribuído a ele o comando da tropa que salvou a nau portuguesa "Vasco da Gama", que afundava, e também a tripulação e os passageiros de um navio inglês que se incendiava. Tamandaré também ocupou o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Militar. Aposentou-se pouco antes de morrer em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro.

Mais informações: 3362-8231 ou 3264-3931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário