segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Museu Paranaense inaugura novo circuito de longa duração


Nesta terça-feira (4), às 18h30, o Museu Paranaense abre o novo circuito de longa duração com a inauguração de cinco exposições: “Arqueologia no Paraná”; “Indígenas do Paraná”; “Tropeirismo”; “Autoridade e Justiça no Século XIX” e “Negros do Paraná”. O evento também marca o encerramento do 8º Encontro de Museus do Paraná.
Com curadoria coletiva, as novas exposições contaram com a participação de professores universitários, membros da academia, e de movimentos sociais.
O Museu Paranaense confirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao patrimônio a todos os paranaenses, consoante aos objetivos de sua gestão a frente da Secretaria da Cultura do Paraná nos últimos quatro anos”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
Com a inauguração do novo circuito, o Museu Paranaense está atualizando tudo em termos de pesquisas sobre a história do Paraná, sobre a ocupação do território, passando pela pesquisa arqueológica e antropológica. Estamos também implementando neste novo circuito uma metodologia muito mais atualizada da história, trabalhando com temas e não mais de uma forma linear como era até então”, diz o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr.
O novo circuito representa a renovação quase total de um dos andares do anexo do Museu Paranaense. O restante, incluindo o andar inferior do anexo, será aberto ao público no dia 14 de dezembro, às 17h, com novas exposições. 
Todo este conjunto representa uma grande transformação no circuito de longa duração "Ocupação do Território do Paraná", atualizando-o ao final do século XX, abrangendo praticamente todo o estado, ao adotar uma nova metodologia expositiva, menos linear e mais temática. Essas exposições se somam as já existentes, revitalizadas nos últimos quatro anos.
Todo esse trabalho de renovação passa por novos temas, como a presença do negro no Paraná, o tropeirismo que até então não estava colocado. E se torna muito mais abrangente em termos de cronologia. Antes, essas exposições chegavam até 1916 e agora chegam até o início do século XXI”, afirma Renato Carneiro Jr.

O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30; sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário