sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Balé Teatro Guaíra tem público recorde em 2019


O Balé Teatro Guaíra teve público recorde em 2019. Foram 39,5 mil espectadores, o maior número desde 2011. O valor representa uma alta de 20% em relação a 2018. Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra e depois a companhia fez uma turnê por oito cidades paranaenses. Em todos os locais, foram ofertadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade. No total, o BTG se apresentou 34 vezes neste ano.
Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, esse é o resultado do compromisso do Governo do Estado com a cultura paranaense. "Tudo o que planejamos em 2019 foi baseado na premissa de democratizar o acesso, garantir que todos no Estado se sintam parte dessa comemoração de 50 anos do BTG. Houve um esforço muito amplo para mostrar aos cidadãos que a nossa razão de ser é o público. E esses dados mostram que a população comprou nossa ideia e participou ativamente dessa celebração", diz.

MOSTRA DE REPERTÓRIO - Foram apresentados os seguintes trechos do espetáculo: a abertura, os duetos de Beatriz e Lily Braun e a carreira, última cena da versão original. Esse repertório foi escolhido por ser o mais icônico da história da companhia. O Circo foi criado por Edu Lobo e Chico Buarque especialmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. Foi um divisor de águas e projetou o BTG nacional e internacionalmente – foram mais de 200 apresentações, uma delas lotou o Maracanãzinho no Rio de Janeiro.
Ao todo, foram mais de 20 apresentações lotadas, 700 horas de ensaios, 10 mil km percorridos e 6 meses de planejamento. O cinquentenário do BTG é um projeto que envolveu a participação de mais de 300 profissionais do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e TV Paraná Turismo.

TURNÊ PELO PARANÁ - O Balé Teatro Guaíra viajou para oito cidades paranaenses para comemorar seu cinquentenário, celebrado em maio de 2019. A companhia apresentou em Curitiba uma mostra de repertório com os maiores sucessos de sua história e depois passou por Campo Mourão (24/5), Cascavel (31/5), Maringá (7/6), Guarapuava (5/7), Paranaguá (26/7), Foz do Iguaçu (2/8) e Londrina (3/10).

OFICINAS - Além das apresentações, em todas as cidades ocorreram oficinas técnicas e artísticas gratuitas para a população. A oficina técnica teve carga horária de 30 horas e abordou temas como iluminação e sonorização. A metodologia foi criada pelos profissionais do Teatro Guaíra.
Já a oficina artística teve 9 horas de carga horária e foi composta por aulas de balé e aprendizagem de parte da coreografia de Carmen. As atividades aconteceram nos dias que antecederam os espetáculos. Os alunos receberam ao final do curso um certificado de participação chancelado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.
A descentralização da cultura é um compromisso do Governo do Paraná. A criação de oficinas se insere na diretriz da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura de democratização do acesso. “O Teatro Guaíra é reconhecido nacionalmente por sua excelência. Tivemos a oportunidade de levar essa expertise para a população do Paraná”, diz Monica.

HOMENAGEM - No dia 16 de julho, o Balé Teatro Guaíra foi homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. Monica Rischbieter afirma que a sessão solene na ALEP foi um marco na celebração do cinquentenário do BTG. “O Balé Teatro Guaíra é uma companhia pública que está entre três principais companhias de dança do país. Esse fato precisa ser festejado com nossos representantes políticos porque mostra o comprometimento do Paraná com a arte”.
A diretora do Guaíra lembra que os deputados estaduais tiveram papel fundamental na reestruturação dos cargos do CCTG e criação do PalcoParaná, o que possibilitou a contratação regular de bailarinos e músicos e da equipe técnica.

FOTOS E FIGURINOS - Ainda dentro da programação do cinquentenário, aconteceram exposições com fotos e figurinos sobre os 50 anos do Balé Teatro Guaíra em todos os dias de espetáculos, seja em Curitiba, seja no restante do Paraná. Foram selecionadas 300 imagens que ajudam a contar a história da terceira companhia mais antiga do país.
Momentos marcantes como a primeira turma de bailarinos, a estreia de Ana Botafogo como solista e O Grande Circo Místico estão representados. Além disso, há o registro de sucessos recentes como O Lago dos Cisnes e Carmen. No mês de setembro, essa exposição também ocorreu na Biblioteca Pública do Paraná.
A seleção foi feita pela equipe do CCTG. O primeiro processo foi avaliar todas as imagens do acervo do BTG, com mais de 2 mil fotos. A partir de então, a equipe fez uma triagem por décadas e selecionou registros que sintetizassem momentos significativos da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário