quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Igrejas centenárias curitibanas viram templos musicais durante a 37ª Oficina de Música


Música em forma de oração. Na 37ª Oficina de Música de Curitiba, altares de igrejas e capelas centenárias recebem concertos emocionantes de música antiga e erudita. São dez apresentações intimistas, quase todas às 12h30.
Toda a programação é gratuita e começa nesta sexta-feira (17), na Igreja de Cristo, discreto templo Luterano na Rua Inácio Lustosa, no Centro. Um concerto de clarinete e violão vai brindar quem passar pelo local. Neste mesmo altar, outra apresentação acontecerá na próxima sexta-feira (24), com música antiga.

CAPELA DA GLÓRIA MEIO-DIA E MEIA - A centenária e restaurada Capela da Glória entrou para o circuito cultural da cidade, e na Oficina de Música não poderia ficar de fora. Pela segunda vez, é um dos palcos principais do evento para apresentações de música antiga e barroca.
"Essa Unidade de Interesse de Preservação foi resgatada do abandono, restaurada e devolvida à cidade como um altar de oração e palco de apresentações sacras e de música erudita, combinando perfeitamente com a proposta da Oficina de Música de Curitiba", disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
De sábado (18) a terça-feira (25) haverá concertos todos os dias, sempre às 12h30. No sábado, concerto de encerramento com a classe de Música Antiga.

OBRAS DE BEETHOVEN EM RARIDADE MUSICAL - Outra integrante do circuito musical religioso da Oficina é a Igreja Bom Jesus dos Perdões, ao lado da Praça Rui Barbosa, construída em 1907 pelos jesuítas e que abriga uma raridade musical, um órgão Speith, de quase 100 anos.
É nesse instrumento de madeira e metal, um dos últimos da marca em funcionamento no Brasil, que será executado no sábado (18/1), às 19h30, uma retrospectiva das obras de Beethoven, o homenageado deste ano na Oficina de Música de Curitiba.
O concerto será com músico inglês James Johnstone, um dos professores da Oficina.

PARCEIROS - A 37ª Oficina de Música de Curitiba acontece de 15 a 26 de janeiro e é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e governo federal.
O evento tem patrocínio master da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio máster do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Confira toda a programação da Oficina de Música em www.oficinademusica.org.br. Mais informações: 3321- 2849 / 3321-2840.

Confira a programação de concertos em igrejas e capela

COMUNIDADE LUTERANA IGREJA DE CRISTO
Rua Inácio Lustosa 309 – São Francisco
Sexta-feira, 17 de janeiro – 12h30
DUO TERRINA
Duo formado pelo clarinetista Jonathan Augusto e pelo violonista Eric Moreira

CAPELA DA GLÓRIA
Avenida João Gualberto, 565 – Alto da Glória
Sábado, 18 de janeiro, 12h30
MÚSICA BARROCA CURITIBA
Música Galante para violino e violoncelo
Violino – Matheus Prust
Violoncelo – Alzira Schimitt-Hübner
Programa – Leopold Hofmann, Carlo Tessarini, Jean-Baptiste Bréval, Franz Joseph Haydn


Domingo, 19 de janeiro, 12h30
DUO DE VIOLÕES KINESIS
Daniel Ricobom Costa e Leonardo Rodrigues
Programa – Astor Piazzola – Tango suíte, Radamés Gnatalli – Suíte Retratos, André Jolivet – Serenata para duas guitarras, Paulo Bellinati – Jongo.

Segunda-feira, 20 de janeiro, 12h30
CONCERTO PROFESSORES DE MÚSICA ANTIGA
Recital de canto e theorba – Música francesa e inglesa. Soprano – Sophie Daneman e Teorba – Dolores Costoyas

Terça-feira, 21 de janeiro, 12h30
Programa – Obra para violão e oboé, violão Fábio Zanon e oboé Joel Gisiger Napoleon Coste – Consolazione – Romance, op.25, Les Regrets – Cantilène, Op.36, Marcha e Scherzo, Op.33, Le Montagnard, Op. 34ª de Ferdinand Rebay – Sonata para clarinete e violão nº 2, em Lá menor clarinete – Sérgio Burgani e violão Fábio Zanon– de Heitor Villa-Lobos – Prelúdio da Bachiana e Feira de Mangaio de Sivuca e Glorinha Gadelha com Priscila Rato – violino e Marcelo Caldi acordeom.

Sábado, 25 de janeiro, 12h30
Concerto de encerramento dos alunos de Música Antiga

Sexta-feira, 24 de janeiro – 12h30
CLASSE DE ALAÚDE
Professora – Dolores Costoyas

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DOS PERDÕES
Praça Rui Barbosa, 149 – Centro

Sábado, 18 de janeiro – 19h30
JOHANN SEBASTIAN BACH
Uma retrospectiva de sua obra para órgão
Concerto de órgão com James Johnstone

ORATÓRIO DE BACH – Bosque Alemão
R. Schubert, 175 – Vista Alegre

Domingo, 19 de janeiro, 15h30
QUARTETO DE CORDAS APORÁ

Sábado, 25 de janeiro, 15h30
UMA TARDE COM BACH
Violino e Violão Celo


Nenhum comentário:

Postar um comentário