terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público em 2019


O Museu Oscar Niemeyer (MON) registrou recorde de público em 2019: foram 377.737 visitantes, o que mostra um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, com média superior a 30 mil visitantes por mês. Foi o maior número de público desde que o Museu foi inaugurado, em 2002.
Outros números expressivos foram registrados pelo setor Educativo do MON, responsável por mediações, oficinas e programas específicos e que durante o ano de 2019 atendeu 83.426 pessoas. O destaque foi para o programa “Arte para Maiores”, que teve um aumento de público participante de 150%, comparando-se com 2018, e conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Resultados como esses comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao Museu e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos.
O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o Arte para Maiores faz isso com excelência”, comentou a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

EXPOSIÇÕES - Ao longo do ano, o MON realizou 11 exposições, entre elas “Ai Weiwei Raiz”. Foi a primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai Weiwei, reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas.

Em 2019, o Museu também realizou a itinerância da exposição “Estruturas e valores – Antonio Arney”, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava/PR, e emprestou 15 obras para exposições no MASP, Instituto Tomie Ohtake, Museu Paranaense e Galeria Simões de Assis.

SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário