quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Imagens de Guilherme Glück em exposição na Casa Andrade Muricy

Como forma de recuperar a arte e a memória de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil, que durante cinco décadas (1920-1960) registrou a vida, a morte, os sonhos e as alegrias de inúmeras comunidades paranaenses, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Instituto Federal do Paraná inauguram a mostra “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”. A exposição será realizada na Casa Andrade Muricy (alameda Dr. Muricy, 915, Centro), de 8 de dezembro de 2011 a 11 de março de 2012. A entrada é gratuita.
A exposição é constituída por 62 fotografias de Guilherme Glück que buscam não se remeter a uma temática específica, mas apresentar a versatilidade das imagens do fotógrafo. Na mostra é possível observar fotos que destacam a arquitetura, o cotidiano, as escolas, os desfiles patrióticos, enfim, uma diversidade de temas pelos quais a Lapa e as cidades ao seu entorno foram vistas pelas lentes de Glück. Hoje, muitas dessas imagens estão apenas na memória de alguns moradores, provocando no olhar do homem contemporâneo inúmeras indagações sobre as formas de sociabilidade do século 20.
Na busca de compreender as relações sociais e a dinâmica dessa comunidade largamente registrada por Glück, as fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio apresentam uma exposição complementar com 20 imagens, intitulada "Um Olhar Contemporânea sobre a Lapa de Glück".

Nenhum comentário:

Postar um comentário