domingo, 11 de dezembro de 2011

Jerry Robinson, desenhista do Batman, morre aos 89 anos

(Reuters) - O cartunista Jerry Robinson, que foi um dos primeiros desenhistas do personagem Batman e é considerado o criador do coadjuvante Robin e do vilão Coringa, morreu na quarta-feira enquanto dormia, aos 89 anos, num asilo em Nova York, segundo parentes e amigos.
Em uma entrevista em 2010 ao jornal The New York Times, ele contou que primeiro imaginou o nome do vilão Coringa ("Joker", que também significa "piadista" em inglês), "e só aí pensei na carta de baralho".
Bob Kane, criador do próprio Batman, morreu em 1998 e é geralmente apontado como cocriador do vilão.
Além de Robin, Robinson criou outros personagens recorrentes do universo do homem-morcego, como o leal mordomo Alfred e o vilão Duas Caras.
Paralelamente à criação nos quadrinhos, Robinson fez carreira desenhando cartuns políticos. Era ativo na defesa dos direitos dos criadores, e foi presidente da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA. Escreveu o importante livro "The Comics: An Illustrated History of Comic Strip Art". Desde 2004, ele é homenageado no Hall da Fama da História em Quadrinhos.
Em nota, Jim Lee, um dos publishers da DC Comics, disse que "todos que amam os quadrinhos têm com Jerry uma dívida de gratidão pelo rico legado que ele deixa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário