terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Orquestra Sinfônica estreia obra sobre desmatamento da Floresta Amazônica

A Orquestra Sinfônica do Paraná fará a estreia mundial da obra Vox Amazoniae, de Harry Crowl, com regência do maestro alemão Hans-Peter Frank e participação da mezzo-soprano curitibana Ariadne Oliveira. O concerto será na sexta-feira (9), às 20 horas, no Canal da Música. Esta será a penúltima apresentação do ano. A orquestra encerra a temporada 2011 no dia 18, domingo, às 11 horas, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com regência de Osvaldo Ferreira e Márcio Steuernagel.

Vox Amazoniae foi escrita a partir do poema Sugestão, de Thiago de Mello, poeta amazonense, e que descreve o desmatamento da Floresta Amazônica. Harry Crowl é o diretor artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e vem desenvolvendo uma notável carreira no Brasil e no exterior. Com essa apresentação, a Orquestra Sinfônica do Paraná inicia as suas homenagens ao centenário da UFPR, comemorado no ano que vem.

A parceria entre a Orquestra e a UFPR foi aprofundada quando apresentou obras de Maurício Dottori, professor-doutor do Departamento de Artes da UFPR e do próprio Harry Crowl. A iniciativa desse trabalho partiu dos maestros Osvaldo Ferreira, titular da OSP, e Márcio Steuernagel, da Orquestra Filarmônica da UFPR e maestro-assistente da OSP.

Para o concerto no Canal da Música, o programa também traz obras de Richard Wagner e Anton Bruckner. Também serão apresentadas as obras: “Lohengrin - Prelúdio Ato III”, de Richard Wagner (1813-1883), abertura do terceiro ato da Ópera Lohengrin, representando a marcha de casamento de Lohengrin e Elsa de Brabante, e a “Sinfonia n.° 3 em Ré menor”, de Anton Bruckner (1824-1896).

Nenhum comentário:

Postar um comentário