quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Jornal da Biblioteca Pública do Paraná homenageia Manoel Carlos Karam

A edição de dezembro do “Cândido”, jornal de literatura e livros publicado pela Biblioteca Pública do Paraná, é dedicada ao escritor e dramaturgo Manoel Carlos Karam (1947-2007). A obra singular de Karam é discutida em um texto de Nelson de Oliveira, um dos admiradores que o autor de “Cebola” angariou entre as novas gerações de escritores.

Karam sempre insistiu no enredo labiríntico, nos protagonistas espiralados, na topografia onírica”, escreve Oliveira sobre o caráter experimental da obra do escritor. Já o jornalista Luiz Andrioli fala sobre o período em que conviveu com Karam, quando trabalharam juntos em uma redação de TV no início dos anos 2000, em Curitiba.

A publicação traz ainda entrevistas com os escritores Michel Laub e Reinaldo Moraes. Sétimo convidado do projeto “Um escritor na Biblioteca”, Moraes fala sobre o hiato de duas décadas longe da literatura e de como concebeu “Pornopopéia”, romance de 2009 que já foi alçado à condição de clássico contemporâneo.

Entre os inéditos, textos de Lívia Garcia-Roza, Josely Viana Baptista, José Roberto Torero e Marcio Renato dos Santos.

O Cândido tem tiragem mensal de 5 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos culturais de Curitiba. Também é possível ler a versão online do jornal no endereço www.issuu.com/bibliotecapr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário