sexta-feira, 28 de julho de 2017

Curitiba ganha nova programação cultural nas Mercês

Espetáculos teatrais, apresentações musicais, leituras dramáticas, a exibição de filmes, oficinas, cursos e palestras. Todas essas atividades já estão confirmadas até dezembro de 2017 dentro da mais nova programação cultural de Curitiba. O projeto AçãoArte vai dar a largada no final deste mês, com sede no bairro Mercês.
A iniciativa surgiu da parceria entre a Thadeu Peronne Produções, o Grupo Arte da Comédia e a Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana (TPUK) - que vai abrigar as ações em sua estrutura física. Os eventos de inauguração, nos dias 28 e 29, possuem entrada franca, e contarão com a estreia do espetáculo “A Comédia da Panela” e animadas festas julinas após as apresentações.
O espaço que receberá a programação do AçãoArte está instalado dentro do prédio histórico da TPUK (Rua Brigadeiro Franco, 374), um local que já possui forte tradição com as artes e que neste ano completa 70 anos de existência. Nesta nova iniciativa, o local sediará produções e oficinas do ator, diretor e produtor Thadeu Peronne e os ensaios e montagens do Grupo Arte da Comédia - companhia comandada pelo diretor italiano Roberto Innocente e atuante em Curitiba há 10 anos.
De acordo com Thadeu Peronne, o AçãoArte surge de uma busca antiga por um local que pudesse abrigar as suas produções, receber uma programação artístico cultural diversificada como opção ao público curitibano, oferecer oportunidades aos artistas nacionais e possibilitar a vinda de produções de fora do país.
"Trata-se do primeiro filho de minha intensa busca por um casarão para a realização de espetáculos e interferências artísticas e do meu desejo de com isso beneficiar toda a comunidade" diz Thadeu Peronne.

Eventos de inauguração - Para abrir as atividades da mais nova programação cultural de Curitiba, o Grupo Arte da Comédia, especializado em commedia dell’arte, vai estrear o seu novo espetáculo nos dias 28 e 29.
“A Comédia da Panela” é uma adaptação do clássico “Aulularia ou La Commedia Della Pentola” – de autoria do dramaturgo romano Plauto. A obra serviu de inspiração para outros renomados escritores, como Shakespeare e Molière. Na montagem do Arte da Comédia é colocada em cena uma discussão atual sobre o lado cômico da busca frenética por prazer e riquezas que sonda a humanidade.
Após as apresentações, o público poderá participar de uma animada festa julina, com opções gastronômicas variadas e muita música. “Essa parceria possibilitará eventos incríveis. O espaço do AçãoArte, com mesas e cadeiras diante do palco, ao estilo cabaré, permite que as apresentações realizadas no local sejam sempre seguidas de festas temáticas, com boa comida e bebida. Uma maneira de festejar a arte e a vida”, declara Roberto Innocente.

Programação de 2017 - Além das montagens teatrais e festas promovidas dentro do AçãoArte, uma vasta programação musical terá espaço no local. Por meio de acordo firmado com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná - a EMBAP, a partir do dia 6 de agosto, nas manhãs de domingo serão oferecidos concertos musicais variados que irão desde a música clássica até o repertório operístico, passando pela MPB.
Uma oficina de Interpretação para Câmara também será ofertada. Para setembro, está prevista a apresentação do espetáculo “As Aves de Aristófanes”, de Thadeu Peronne. Oficinas de dança, hip-hop, grafite, cursos para crianças, adultos e terceira idade, entre outras ações, podem ser acompanhados no site da programação: www.acaoarte.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário