sexta-feira, 14 de julho de 2017

Mostra "Papel", de Osvalter Urbinati, inaugura no Quintana Gastronomia

A celebração de aniversário de 9 anos do Quintana Gastronomia será especial. O espaço recebe a exposição “Papel”, assinada pelo artista gráfico Osvalter Urbinati, que apresenta trabalho autoral e inédito feito com colagens e serigrafia.
Para festejar mais um ano de vida do Quintana, a exposição de Osvalter fez todo o sentido. Foi ele o responsável por criar ilustrações de Mario Quintana que foram plotadas nas paredes, arte que desde a abertura da casa encanta os clientes. Anos depois, ele assinou a reformulação gráfica e nova identidade da marca, que começou a entrar em cena no início de 2017. A mostra “Papel” evidencia o que ele mais gosta – colagens e sobreposições feitas com pedaços de papel encontrados em suas caminhadas, que se transformaram em novos desenhos e voltaram ao papel. “A serigrafia foi um meio que encontrei para devolver ao papel o que dele veio. Fechando um ciclo. Cada impressão é única, personalizada. É um processo, é arte e é gráfica”, explica o artista.
Em “Papel”, ele pratica um “exercício de libertação”. “Esses rostos, formas e expressões vêm até mim sem que eu peça. É como ser um criador de vários pequenos mundos”, conta Osvalter. O processo, desde a primeira coleção de recortes de papel com texturas diversas durou 13 anos. “Desenhar é ver, é desenhar com o cérebro”, define.
A exposição marca a sexta grande mostra em cartaz no Quintana em 2017, com curadoria artística de Birgitte Tümmler, que já recebeu a artista plástica Andrea Horn, o fotógrafo Daniel Castellano, o artista plástico e ilustrador Rogerio Borges, o ceramista Gilberto Narciso e a escultora Aline Albuquerque. Há 9 anos, o espaço fomenta ações culturais e sustentáveis em meio à gastronomia, e busca sensibilizar clientes com estímulos sensoriais.

Sobre Osvalter - Osvalter Urbinati Filho, nasceu em Londrina, em 1982, e morou em Goioerê, ambas no Paraná, até o ano 2000. Formou-se em Artes Gráficas pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná em 2006 e trabalha como designer e ilustrador de jornal desde 2004. Em 2016, ganhou o prêmio ÑH da Society for News Design de melhor capa de jornal do ano e terceira página melhor desenhada entre Portugal, Espanha e América Latina.

O Quintana está situado na avenida do Batel, 1440 e a mostra “Papel” fica em cartaz até dia 13 de setembro. Mais informações e reservas: 3078-6044 ou www.quintanagastronomia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário