segunda-feira, 17 de julho de 2017

Exposição sobre gravuras históricas no MON encerra nesta semana

O Museu Oscar Niemeyer (MON) encerra no próximo domingo (23) a exposição “Imagens Impressas: Um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural”, uma parceria entre o museu e o Itaú Cultural. A mostra está em cartaz desde 30 de março de 2017 e apresenta um conjunto de cerca de 150 gravuras dos séculos XV a XIX.
Com curadoria de Marcos Moraes, estão presentes artistas como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn, com a apresentação de um lado inusitado da produção artística deles. A exposição conta ainda com obras de Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. De sua autoria, a gravura Cristo Carregando Cruz, de 1475, é a mais antiga da exposição.
Outros destaques presentes são os artistas do século XIX Gustave Doré e as ilustrações que fez para o livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e o caricaturista Honoré-Victorien Daumier. Dele, são expostas diversas imagens, uma delas o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período.

NÚCLEOS - No espaço expositivo as obras são divididas em núcleos, cada um deles representando um século. Um texto situa o visitante quanto às técnicas presentes no período, assim como as principais temáticas representadas.
Verbetes explicam cada uma das técnicas: xilogravura, grafia em metal e seus diversos tipos, como buril, água-forte e água-tinta, e litografia. De forma didática, a exposição se vale de um recorte representativo dessa modalidade artística, pela diversidade de técnicas, temas e destinações das gravuras.

SOBRE MARCOS MORAES - Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2009), graduado em Direito (1979) e Artes Cênicas (1987), com especialização em Arte-Educação e Museu, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenador do Curso de Artes Plásticas e de Produção Cultural, além dos Programas Internacionais de Residência Artística (Cité des Arts e Residência Artística Faap), ambos da Fundação Armando Alvares Penteado Faap, onde também é docente (graduação e pós-graduação) em História da Arte e Desenvolvimento de Projeto Integrado.

O MON pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 18h e os ingressos custam R$ 16,00 e R$ 8,00 (meia-entrada). Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário