sexta-feira, 4 de maio de 2018

Coletivo Tombado traz para Curitiba o espetáculo “Para Mahal”


O Coletivo Tombado, de Brasília, chega a Curitiba para apresentar o espetáculo “Para Mahal”, nos dias 4 e 5 de maio, às 21h, e 6 de maio, às 19h, no Espaço Fantástico das Artes (Alameda Princesa Izabel, 465). Na última apresentação, no domingo, haverá intérprete de libras e distribuição de cortesias para as primeiras 20 pessoas com deficiência auditiva que chegarem. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$15,00 (meia).
Inspirada no romance “Tu não te moves de ti”, um conjunto de novelas de Hilda Hilst, a peça é composta por três seções narrativas, aparentemente independentes, que insinuam inter-relações entre as partes, mas deixa a ligação dos pontos aberta, a cargo do público. Neste sentido, o espetáculo exige do leitor um papel ativo na atribuição de sentidos e significados - seja de ordem poética, onírica ou física - às provocações do texto. A montagem mescla uma série de linguagens: literária, cênica, musical e audiovisual, com projeções, captação e transmissão ao vivo via internet.
Neste universo multimídia, as experimentações linguísticas, os novos vocábulos, além das expressões soltas, caracterizam uma luta com as palavras e os sentidos. Os personagens ganham forma à medida em que atravessam questões metafísicas, filosóficas, cotidianas, religiosas e morais. A primeira sessão apresenta um bem sucedido executivo, Tadeu da Razão, que ocupa um cargo desejado por qualquer pessoa que segue a lógica do capital.
No entanto, ao chegar aos 50 anos de vida e 30 de casamento, passa a rever seus valores, a questionar a existência e a vida de aparências que leva ao lado de Rute, sua esposa, que não compreende suas inquietações e sua insatisfação com a vida, com as pessoas e com o ambiente ao redor. Em seguida a peça relata a trajetória de Maria Matamoros, que vive em um lugar longínquo e pouco habitado. Ela é puro sentido: tato, visão, paladar. Só assim conhece o que vê. No entanto, a vida cheia e plena muda com a chegada de um homem-anjo, nomeado por ela como “Meu”.
Ao levar esse pequeno pedaço divino para casa ela se depara com o ciúme e o medo de perdê-lo; começando a desconfiar de sua mãe, Haiága, que com a chegada do homem se embeleza. Assim, Maria experimenta uma relação amorosa cheia de desejos, de sensações e de sentimentos perigosos. Por Matamoros imaginar que está sendo amorosamente traída pela mãe, surge uma tensão destruidora que se arrasta até o desfecho da ação. Por fim, Azelrod da Proporção é o trem-território movente das especulações do Sr. Axelrod Silva, professor de história política, passageiro e sobrinho de Haiága. Em Axel, a história roda, gira de cima abaixo revelando o ser humano em múltipla dimensão.
Assim se revelam as camadas da sua psique, suas relações com o pai, com o divino, com os dogmas, com suas certezas demolidas. São esses questionamentos que dão título ao romance: por mais que ele se mova e que o trem se mova em direção ao seu destino, uma voz sempre lhe diz: “tu não te moves de ti”. “Para Mahal” desafia os limites entre realidade e ficção, entre o sonhado e o vivido, entre a verdade e a mentira. O desmantelamento progressivo e sistemático das certezas nos personagens faz emergir outros mundos na prosa hilstiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário