sexta-feira, 18 de maio de 2018

Museu da Imagem e do Som do Paraná abre exposição em homenagem a personalidades


O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) inaugura nesta sexta-feira (18), às 17h, a exposição “Os Fantasmas do MIS”. A mostra faz parte da programação da 16ª Semana Nacional de Museus e fica em cartaz até 12 de agosto de 2018. A entrada é gratuita.
A mostra é uma homenagem póstuma a 37 personalidades, como artistas e políticos, que contribuíram, de alguma forma, para a cultura e o desenvolvimento do Paraná. Muitos deles visitaram o MIS-PR, fato que ficou marcado para sempre na história da instituição. Outros ainda, direta ou indiretamente, colaboraram para a existência do museu. Nomes como Paulo Leminski, Nilo Peçanha, Ney Braga e Helena Kolody são alguns dos homenageados.
A cada dez minutos haverá uma projeção com efeito holográfico das imagens das personalidades sobre uma pirâmide invertida. As sessões serão exibidas em uma sala do museu que foi ambientada para gerar um efeito fantasmagórico.

Paisagens Paranaenses - O MIS também está sediando a exposição fotográfica “Paisagens do Paraná Turístico - História, Cultura e Natureza”. O período expositivo vai até 17 de junho e a entrada é gratuita.
A mostra faz parte de um trabalho promovido entre o Museu e a Paraná Turismo, depois da doação feita pela instituição ao museu de seu acervo de fotografias e slides, coletados principalmente durante os anos de 1980 a 2000. Para que a exposição fosse viabilizada foi necessário um trabalho minucioso de recuperação e tratamento adequado ao material, feito pela equipe do museu.
Curitiba, Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba são algumas das várias cidades paranaenses cujas paisagens fazem parte da exposição. Também estarão expostas fotografias de conhecidos pontos turísticos, como o Parque Estadual de Vila Velha, Parque Nacional do Iguaçu, Salto de Sete Quedas e a Serra do Mar.
As imagens são de autoria dos fotógrafos Aldo Carvalho, Ary Martins, Áurea da Cunha, Carlos Renato Fernandes, Denis Ferreira Neto, Giba, Karam, Paulo Azevedo, Paulo Rodrigues, Pedro Serápio, Tabajara e Zig Koch.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, disse que a exposição trará excelentes resultados. “Ao fazermos essa mostra, nossa maior intenção é levar um pouco das belíssimas imagens ao público que frequenta e gosta de cultura. A partir disso, nós valorizamos ainda mais o estado do Paraná de uma maneira geral”, diz Fiani.
O circuito expositivo contempla ainda objetos históricos pertencentes à Paraná Turismo. A curadoria é de José Luiz de Carvalho, Márcio Luz e Gefferson Ferreira Vaz.
Mais informações sobre as duas exposições: 3232-9113 ou www.mis.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário