segunda-feira, 21 de maio de 2018

Crianças com deficiência visual conseguem ver ídolos pela primeira vez


Consegui ver meu ídolo pela primeira vez”, comemorou Pedro Henrique, deficiente visual de 10 anos ao sentir a imagem em alto relevo do tenor Andrea Bocelli. Na manhã da quinta-feira (17), Pedro e outras 6 crianças do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais Helen Keller, de Pinhais, visitaram a exposição “De Fotografia à Tactography” em cartaz no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer as obras do artista Gabriel Bonfim, fotógrafo brasileiro radicado na Suíça. A mostra foi especialmente concebida para pessoas com deficiência visual por meio da tecnologia de Tactography, técnica suíça que escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em alto relevo, por meio de impressão em 3D.
A mediação foi promovida pela Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, projeto que visa colaborar com a construção do conhecimento e preservação dos bens culturais a partir de visitas mediadas à comunidade.
Segundo Andreia Tauny Menezes, orientadora da Ação Educativa, esse encontro foi trabalhado especificamente para essa turma. “Tivemos uma conversa muito bacana com a equipe da escola que nos contou sobre o perfil do grupo e planejamos a melhor forma de recebê-los. Essa prática sempre é feita antes de cada encontro, procuramos atender com afetividade”, afirmou a orientadora.
Essa exposição é um resumo de inclusão”, comentou a diretora do Centro Municipal, Maria Luiza Gouveia da Fonseca. “São poucos os espaços que têm a preocupação em garantir esse acesso para o deficiente visual, até hoje só houve mais uma exposição em que conseguimos levá-los. Tanto o atendimento como as obras foram fundamentais para esse resultado”, explicou.

A exposição - Dividida em duas séries, a exposição destaca o tenor italiano Andrea Bocelli, e o jovem bailarino catarinense Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. Cada série apresenta sete imagens tridimensionais, num total de 14 obras.
“Eu achei muito legal mesmo. Minha tia sempre me contou sobre o Andrea e fiquei muito animado quando soube que veria ele também”, disse Pedro Henrique.
visitação são de terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 18h, sábado e domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Ação Educativa - A Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) tem como principal objetivo promover a educação patrimonial e o acesso da comunidade à arte e a cultura.
Para auxiliar no processo de reconhecimento e apropriação dos bens culturais, a ação educativa oferece visitas mediadas em museus, exposições, edificações históricas e logradouros públicos.
A equipe de Ação Educativa atua com diferentes públicos, como turistas cidadãos curitibanos e de outras localidades interessados em conhecer o patrimônio cultural; idosos; pessoas em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social; jovens que cumprem medidas socioeducativas e, na grande maioria, profissionais da educação e estudantes de escolas públicas e privadas, desde a educação infantil ao ensino superior.
As mediações são gratuitas e acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, por meio de agendamento pelo telefone (41) 3321-3275 ou pelo e-mail: educativa@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário