sexta-feira, 18 de maio de 2018

Sinfônica apresenta concerto inspirado em filmes de suspense em preto e branco


Os filmes de suspense em preto e branco das décadas de 1940 e 1950 são o tema do próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Domingo, dia 20, às 10h30, os músicos da OSP, regidos pelo maestro Stefan Geiger, sobem ao palco do Guairão para apresentar um programa composto por três peças: “Suíte Vertigo”, de Hermann, “Les Offrandes Oubliées”, de Messiaen e “City Noir”, de John Adams.
Não há consenso entre os críticos sobre a existência de um movimento cinematográfico chamado Cinema Noir. Isso acontece por que, ao contrário de outros gêneros do cinema, como o Expressionismo Alemão e a Nouvelle Vage, por exemplo, os produtores do Cinema Noir não tinham a intenção de criar um gênero novo para o cinema. As características mais reconhecíveis dos filmes noir, imagens em preto e branco, ambientes urbanos, anti-heróis e temas policiais, vieram do inconsciente coletivo da época do pós-guerra e da busca para passar ao público a atmosfera de mistério e perigo vivida pelos personagens dos filmes.
Das músicas que serão apresentadas pela OSP no concerto de domingo, “Vertigo”, de Hermann, foi composta em 1958 como parte da trilha sonora do filme “Um Corpo Que Cai”, de Alfred Hitchcock. O compositor também colaborou com a trilha sonora de “Taxi Driver” (1976), de Martin Scorsese.
Apesar de não terem sido compostas para um filme noir especificamente, “Les Offrandes Oubliées” e “City Noir” também trazem clima de suspense e mistério. Não é difícil se imaginar, ao ouvir as músicas, caminhando pelas ruas enevoadas de uma grande metrópole, como um dos detetives de moral duvidosa do Cinema Noir.
Os ingressos para o concerto City Noir já estão disponíveis na bilheteria do teatro ou pelo site do Disk Ingressos. Os valores são de R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Sobre o maestro - Stefan Geiger nasceu na Alemanha, em uma família de músicos. Aos 5 anos, começou a estudar o piano, violino, bateria e trombone. Seus estudos o levaram para as cidades de Colônia, Trossingen, Bremen, Paris e Filadélfia. No começo de sua carreira, foi trombonista solo da Ópera do Estado Bávaro e da Filarmônica do Elba, em Hamburgo, onde ele ainda atua como trombonista e maestro convidado. Stefan Geiger é o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná desde 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário