quarta-feira, 31 de julho de 2019

Conservatório de MPB terá 15 apresentações gratuitas em agosto


Vai ser difícil não querer entrar no Conservatório de Música Popular Brasileira neste mês de agosto. A casa da MPB em Curitiba, prédio histórico do Largo da Ordem, terá 15 apresentações com entrada gratuita.
Das tradicionais rodas de choro, passando pelo samba e pela música sertaneja de raiz com violeiros convidados, o Conservatório tem até folk e música medieval na programação de agosto.
Todas as apresentações no Conservatório são gratuitas, é só chegar e participar”, diz a Lilian Ribas, coordenadora do Conservatório de MPB de Curitiba.
O primeiro dia do mês começa com uma Roda de Viola Especial, uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o SESC. Serão duas apresentações de raiz sertaneja, às 16h. Oswaldo Rios, do grupo curitibano Viola Quebrada, e Ricardo Denchuski e banda.
O Viola Quebrada é um grupo curitibano que há 22 anos trabalha com difusão da música popular de raiz.

VIOLA CAIPIRA - De Cascavel, cidade da região Oeste do Paraná, o violeiro Ricardo Denchuski traz para a capital toda sua experiência como regente da Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG (Fundação Assis Gurgacz) e diretor artístico de um dos maiores projetos da Itaipu Binacional, o Projeto Viola Lindeira.
Outra importante roda de viola acontece no dia 21, com a participação especial de Claudio Avanso. O músico do interior do Paraná que hoje reside em Curitiba e contribui na divulgação e ensino da música, criando tendências e incentivando a escuta sensível.
Com estilo marcado pelo experimentalismo, Avanso agrega a sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas às composições de trilhas sonoras e releituras da música brasileira.

CHORINHO - Todas às quintas-feiras, às 17h, tem rodas de choro comandadas pelos professores do Conservatório Julião Boêmio e Luca Mello. A primeira roda de choro será nesta quinta-feira (1º), após a apresentação da roda de viola especial.
O fechamento do mês (31) também será especial, com um encontro de pandeiros com roda de choro. O convidado especial desse dia será o músico Joãozinho do Pandeiro.

SAMBA - Com a presença especial da cantora e compositora Janine Mathias, a Roda de Samba da terça-feira (6), será mais um motivo para sair de casa. O clima esquenta com o pandeiro e batuque de Luís Rolim, Gustavo Moro e dos alunos de Prática de Conjunto de Samba do Conservatório de MPB. A Roda de Samba acontece uma vez por mês sempre às 17h.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1/8
Roda de Viola Especial – 16h
Oswaldo rios – Viola Quebrada (Curitiba)
Ricardo Denchuski e banda (Cascavel)

Roda de Choro – 17h
Julião Boêmio e Lucas Mello

Dia 2/8
Bate-papo show Poemas Prá Lua com Suzie Franco, Vicente Ribeiro e o convidado especial Luis Coimbra (RJ), violoncelista e cantor, violonista e arranjador, instrumentista de múltiplos dons e personalidade própria. 19h

Dia 6/8
Roda de samba – 17h
Com Luis Rolim e Gustavo Moro e presença especial da cantora e compositora Janine Mathias

Dia 7/8
Balanço e Reflexões sobre o FIMS 2019 (Festival Internacional de Música do Sul) – Com Téo Ruiz – 19h

Dia 8/8
Roda de choro – 17h
Julião Boêmio e Lucas Mello

Bate-papo com Vadeco Schettini e Viaggiatori Armonicci – 19h

Dia 15/8
Roda de choro – 17h
Julião Boêmio e Lucas Mello

Dia 16/8
Pocket show de música folk e medieval com Carlos Simas – 19h

Dia 19/8
Concerto didático "História do Choro" com Daniel Migliavacca

Dia 21/8
Roda de música caipira – 17h
Com Rogério Gulim, Oswaldo Rios e Junior Bier
Convidado: Cláudio Avanso.

Dia 22/8
Roda de choro – 17h
Julião Boêmio e Lucas Mello

Dia 22/8
Bate-papo com Grupo Fato 25 anos – 19h

Dia 25/8
Domingo Onze e Meia com Renata Fadel no show Aurora do Samba – 11h30

Dia 31/8
Encontro de Pandeiros com Roda de Choro – 10h
Convidado Especial: Joãozinho do Pandeiro

O Conservatório de MPB está situado na Rua Mateus Leme, 66, São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário